A Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece) encaminhou nesta semana ao senador Eduardo Girão o projeto “Resgatando Vínculos”, que busca fortalecer laços familiares de policiais e bombeiros militares em situação de vulnerabilidade.
A proposta busca resgatar e fortalecer laços familiares dos militares, como uma estratégia de preservação à saúde mental dos agentes de segurança, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de combate aos altos índices de estresse, depressão e até suicídios.
“Nossos policiais lidam diariamente com situações de risco, pressão psicológica e, muitas vezes, se distanciam da família. Esse afastamento pode gerar crises emocionais, separações e até casos extremos de suicídio. O projeto ‘Resgatando Vínculos’ é um passo importante para acolher esses profissionais, oferecendo suporte e preservando a estrutura familiar, que é fundamental para a saúde mental”, afirmou P. Queiroz, presidente da Aspramece.
O projeto busca ainda sensibilizar autoridades e se consolidar como política pública voltada à prevenção e à valorização da vida, além de reduzir os impactos do adoecimento emocional.
“A iniciativa visa promover bem-estar aos profissionais que dedicam suas vidas à segurança da sociedade”, ressaltou o dirigente.