A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) será sede, nesta quinta (11) e sexta-feira (12), do V Encontro Estadual de Mineração e do I Seminário de Minerais Estratégicos do Ceará.
A abertura, a partir das 9 horas, contará com a participação do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do governador Elmano de Freitas, além de representantes da Agência Nacional de Mineração, do Instituto Brasileiro de Mineração e das Indústrias Nucleares do Brasil.
Os eventos ocuparão espaços na Casa da Indústria e são resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Ceará e apoiado pelos sindicatos ligados à FIEC — Simagran, Sindiminerais, Sindibrita, Sindcerâmica, Sindibebidas, Sindisal e Sindiverde.
Programação
Participarão especialistas, empresários, gestores públicos e pesquisadores que discutirão sobre inovação, sustentabilidade e o futuro da mineração no Estado.
A programação inclui palestras e mesas-redondas sobre temas como minerais estratégicos (lítio, grafita, cobalto e ouro), avanços tecnológicos, rotas de processamento de nióbio, depósitos de terras raras, aproveitamento de águas subterrâneas e políticas públicas para o setor.
Peso do setor
A mineração no Ceará movimenta a economia regional e projeta ultrapassar US$ 100 milhões em exportações em 2025, com forte geração de empregos, principalmente em áreas rurais.
O Ceará se destaca na produção de rochas ornamentais, magnesita, manganês, feldspato, gipsita, brita, calcário e água mineral, além do potencial em minerais estratégicos que ganham espaço na transição energética e digital.
Santa Quitéria
O Projeto Santa Quitéria (PSQ), que prevê a exploração de uma importante jazida de fosfato e urânio no interior cearense, será um dos destaques nesses eventos.
Será representado por Christiano Brandão, que participará da mesa-redonda “Infraestrutura, tecnologia e inovação na cadeia produtiva de minerais estratégicos no Ceará”.
SERVIÇO
*As inscrições e a programação completa estão disponíveis neste link aqui.