Com o título “A Bienal de Todos Nós”, eis artigo de João Teles de Aguiar, professor e historiador, integrante do Projeto Confraria de Leitura. Ele aborda a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, que se estenderá até o próximo domingo, no Centro de Eventos.
Confira:
Uma Bienal do Livro é um importante momento cultural. Infelizmente, apenas em grandes cidades. Tem como objetivo promover a leitura, a literatura e a indústria do livro e dos acessórios para escolas, entidades e professores. Trata-se de uma bela oportunidade para que autores, editoras, livreiros e leitores se encontrem para conversas, vendas, troca de informações, reencontros de pessoas/leitores, momentos com autores, ilustradores, etc.
Nesses palcos importantes (da feira), ocorrem lançamentos de livros, sessões de autógrafos e fotografias, palestras, debates sobre literatura e cultura, exposições de livros e editoras e atividades variadas para a meninada e para os jovens. Uma maravilha.
Na Bienal, a Cultura vira estrela de primeira grandeza, trazendo para as pessoas momentos de reflexão e de vivencias mil.
Importante seria se, pelo menos nas médias cidades, ela também acontecesse: Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Aracati, Icó, Tianguá… Desse forma, haveria uma expansão, uma multiplicação de ideias e pensamentos… Quem sabe, pensam nisso qualquer dia desses. Alô, Assembleia Legislativa e Governo do Estado, vamos pensar no caso?
A Bienal faz a promoção da leitura e da Literatura, eleva as obras e o nome dos autores; faz a coisa acontece, pra valer. É uma oportunidade de ouro para que as pessoas se conectem com a Cultura e a Arte e com o mundo, de forma valiosa e prazerosa.
Não se faz Educação e Cultura sem livros, dicionários, revistas, cordéis, jogos, tela e outros apetrechos hodiernos, que ajudam pais e professores a transmitir ideias para filhos e alunos.
Importante dizer, também, que o prazer e a ludicidade ajudam (e muito) a criança a entender melhor o mundo em que vive, estuda e brinca.
Então, vamos à Bienal!
Sem preguiça e com vontade de trazer para casa livros, revistas, jornais, jogos e muitas, muitas ideias…
Vamos encontrar/reencontrar pessoas amigas, conversar, trocar ideias e fazer o elástico da Cultura esticar… e muito!
*João Teles de Aguiar,
Professor e historiador, integrante do Projeto Confraria de Leitura.
Ver comentários (1)
Tive na Bienal, sábado passado. É realmente um evento grandioso.