Categorias: Artigo

“A História e a Cultura fora do debate sobre Fortaleza”

Professor e historiador Adauto Leitão contesta a data de aniversário de Fortaleza. Foto: Divulgação

Com o título “A História e a Cultura fora do debate sobre Fortaleza”, eis artigo de Adauto Leitão, professor e historiador e primeiro diretor de Cultura da Academia Cearense de Cultura. Ele espera que os próximos debates incluam o tema, o que não ocorreu com o embate da Band Ceará.

Confira:

Neste artigo faço, respeitosamente, uma crítica à produção da @tvbandceara. Há de se fazer o registro de que a emissora não colocou no rol de perguntas o tema mais específico sobre a Historia de Fortaleza e pautas da Cultura e logo não buscou expertise para uma abordagem. Aproveito aqui para dar essa dica como pauta nos próximos debates reunindo os candidatos a prefeito.

É deveras triste de se constatar que os candidatos não falaram sobre a Cultura como proposta de ação municipal ampla e descentralizada, visto que não há eventos e shows nos lugares históricos da Barra do Ceará e Messejana por exemplos, concentrando recursos somente na Praia de Iracema e Beira Mar.

A Historia de Fortaleza é outro tema à parte que merece uma atenção especial. Em 2024, temos a efeméride dos 420 ANOS DO FORTE DE SANTIAGO, erigido em 1604. Existe no sitio histórico até um monumento doado pela XUNTA de GALICIA, Espanha, por motivos do jubileo dos 400 anos (2004), à época do prefeito Juraci Magalhães. Trata-se do único monumento na cidade que foi um presente de um governo estrangeiro.

Não obstante, desde a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio e do atual, José Sarto (PDT), este ícone do Marco Zero de Fortaleza não recebe nenhuma honra e carece da manutenção de jardinagem no seu nicho.

Já se sabe que o prefeito José Sarto – mesmo que faça questão de se referir “ter origens na Barra do Ceará”. A sua gestão é a contradição própria de suas ações. Prova contundente: Não celebrou oficialmente os 420 ANOS DO MARCO ZERO DE FORTALEZA em 25 de julho, data do Marco Zero e, por isso, de grande orgulho na Barra, que ostenta o lema: “FORTALEZA NASCEU AQUI”.

*Adauto Leitão

Professor, historiador e diretor da Academia Cearense de Cultura.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais