“A Importância das fibras alimentares para nossa saúde” – Por José Maria Pontes

José Maria Pontes é médico e ex-vereador de Fortaleza. Foto: Reprodução

Com o título “A Importância das fibras alimentares para nossa saúde”, eis artigo de José Maria Pontes, médico e ex-vereador de Fortaleza. “Nosso aparelho digestivo é a sala de visita do nosso organismo e uma alimentação rica em fibras, responsável pela eliminação rápida das fezes, faz com que nosso tubo digestivo se mantenha limpo e com boas repercussões para todo o organismo”, expõe o articulista.

Confira:

As fibras alimentares são substâncias de origem vegetal que não sofrem ação de enzimas digestivas (não sofrem digestão) e não são absorvidas pela mucosa do intestino, ajudando a formar bolo fecal, estimulando o peristaltismo (movimento do intestino) e, consequentemente, sendo mais rapidamente evacuados do tubo digestivo. Isso evita a constipação e diminui a absorção de glicose (reduzindo a glicemia em pacientes diabéticos) e de colesterol (que obstrui nossos vasos sanguíneos), o que importante para a perda de peso no tratamento da obesidade.

Para me fazer entender, gosto de comparar nosso tubo digestivo com a sala de visita de uma residência: se, ao chegar à sala de visita, encontrarmos nela a sujeira o mau cheiro, imaginemos como estarão os quartos e a cozinha (que é o restante do nosso organismo)…

Nosso aparelho digestivo é a sala de visita do nosso organismo e uma alimentação rica em fibras, responsável pela eliminação rápida das fezes, faz com que nosso tubo digestivo se mantenha limpo e com boas repercussões para todo o organismo.

Para que as fibras possam ser importantes na limpeza do intestino e na prevenção de doenças, é fundamental um bom consumo de líquido durante todo dia. Isso contribui para a formação do bolo fecal e sua eliminação.

Agora, quais são os alimentos ricos em fibras?

Todos os alimentos vegetais contém fibras – uns mais e outros menos, e podemos citar como exemplos: aveia, feijão, quiabo, manga, mamão, milho, ameixa, arroz e pão integral, entre outros. Laranja e tangerina também têm bastante fibra.

Nunca se  esqueça: o bom funcionamento do nosso tubo digestivo tem repercussão positiva no restante do nosso organismo e a presença de fibras alimentares é importantíssima para que isto aconteça.

*José Maria Pontes

Médicoe ex-vereador de Fortaleza.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias