Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“A liberdade nossa de cada dia”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

Em artigo sobre religião e guerra, o cientista político Paulo Elpídio de Menezes Neto aponta que “um permanente contencioso de Fé provém mais das suas divergências do que de eventuais convergências de pensamento e de persignação de crenças eleitas”. Confira:

O Oriente Médio, referência geográfica e amálgama cultural de crenças conflituosas, detém o monopólio da fé em todo o Ocidente e em regiões da expansão colonizadora da Europa.

Três religiões, amplos espaços de fé do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, exercem há mais de dois milênios, o monopólio da verdade da Revelação e, no cumprimento da missão que se atribuíram, guerreiam e se matam em nome de da salvação eterna.

A força dessas religiões em um permanente contencioso de Fé provém mais das suas divergências do que de eventuais convergências de pensamento e de persignação de crenças eleitas.

Poderíamos atribuir a essa refração conflituosa entre poderosos esteios da fé a mobilização dos espíritos para a abertura dos largos caminhos da Salvação. Os dissensos prevaleceram, entretanto, sobre as convergências, com a afirmação das contestações que, hoje, desenham o quadro de uma guerra santa sem fim.

Corre entre israelitas de confissão firmada, a “boutade” que fala da vocação para a pluralidade de vozes e intenções do povo judeu. Em uma roda de conversa com quatro judeus, há pelo menos dez opiniões divergentes…

Além da genialidade dos filhos de Israel, a ocupar todos os campos do conhecimento e da cultura construída no Ocidente, a ironia é o seu forte. E a razão, energia que os anima na luta pela sobrevivência, desde o Êxodo celebrado por Moisés.

Não seria por essa razão — grande e surpreendente paradoxo — que árabes, judeus e cristãos de todas as origens étnicas e de fé, demonstram, nestes dias de grande efervescência política, forte inclinação pelos apelos de governos autoritários ?

De nada serviram as tragédias das populações famintas, dissimuladas pelo socialismo real ou pelo holocausto étnico como alerta dos riscos que cercam a liberdade?

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Tudo Passará” – Nelson Ned

“Tudo Passará” – Nelson Ned

Homenagem do Blog ao cantor e compositor mineiro Nelson Ned, que neste sábado faria 77 anos.

Ferrão é semifinalista do Estadual ao marcar 3 a 1 no Iguatu

Ferrão é semifinalista do Estadual ao marcar 3 a 1 no Iguatu

O Ferroviário garantiu vaga nas semifinais do Estadual, na noite deste sábado (2), no estádio Morenão, ao derrotar o Iguatu, por 3 a 1, com gols de Vinicius Alves, nos

Detran/CE fica sem atendimento na segunda-feira pela manhã, diz Sindetran

Detran/CE fica sem atendimento na segunda-feira pela manhã, diz Sindetran

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE) realiza na segunda-feira (4), a partir das 8 horas, na unidade do Detran/CE da Maraponga, uma manifestação

Fechamento da Télam prejudicaria direito de argentinos à informação

Fechamento da Télam prejudicaria direito de argentinos à informação

A decisão do presidente argentino Javier Milei de encerrar as atividades da Agência de Notícias pública Télam, que foi fundada em 1945, deve gerar impactos ao direito à informação por

Pedetistas voltam a se enfrentar, dessa vez por liderança na Alece

Pedetistas voltam a se enfrentar, dessa vez por liderança na Alece

Quase dois anos do racha entre pedetistas no Ceará, uma nova disputa interna teve início nesta semana, após o ex-pedetista Evandro Leitão (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Alece), confirmar a

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (2), em todo o país, o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O objetivo do evento, denominado Brasil unido contra a dengue,