Categorias: Artigo

“A Marinha do Brasil e a missão em Fortaleza”

Barros Alves é jornalista e poeta

A Marinha do Brasil, representada pelos seus oficiais de mais elevadas patentes, está neste final de semana realizando um importante trabalho nos verdes mares bravios desta terra de Iracema. Sob a liderança do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha, nosso conterrâneo, veio a Fortaleza todo o Estado-maior da Armada, com o fito de realizar inaugurações e ações de caráter beneficente, sobretudo na área da saúde e assistência social, o que é prática corriqueira no cotidiano dos homens do mar em qualquer nível de função. Constitui, indiscutivelmente, uma deferência do Almirante Olsen à sua terra natal, aqui aportar com os seus principais auxiliares e demais profissionais de várias áreas que servem ao Brasil acostados na Marinha, para trabalho e congraçamento com a sociedade cearense, a qual se sente honrada em razão do convite para participar dos eventos, convite formulado pelo Vice-Almirante Reis Leite, Comandante do 3⁰ Distrito Naval, secundado pelos comandantes da Capitania dos Portos do Ceará, Capitão de Mar-e-Guerra Emilião Pinto; da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, Capitão de Fragata Daniel Rocha; e pelo presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha, Jamiro Dias.

Registro entre os eventos para os quais os cearenses foram convidados, a visitação ao Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, que há cerca de um ano esteve em nossa capital e novamente aqui se encontra. É a Nau Capitânia da Esquadra brasileira. Trata-se de um colosso de vaso de guerra projetado para tarefas de controle de áreas marítimas, projeção de poder sobre terra, mar e ar. Também apropriado para missões de caráter humanitário, com uma equipe multidisciplinar de qualidade irreprochável, e é por isso que, por agora, está aqui em Fortaleza.

Importante ressaltar as capacidades embarcadas no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, consoante as informações que me foram prestadas pelo Comandante Roberto Lima, Relações Públicas das Unidades da Marinha no Ceará. O navio tem capacidade para 6 helicópteros do Comando da Força Aeronaval, 3 embarcações de desembarque de viatura e pessoal, com capacidade para embarque de 35 pessoas cada; 1 lancha de transporte de pessoal (20 pessoas); 1 lancha operativa do tipo Pacific.; 1 equipe de pronto emprego do Centro de Medicina Operativa da Marinha, composta por 28 médicos e militares da área de saúde de diferentes especialidades, incluindo pediatras.

Na área de Saúde há no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” um Centro Médico devidamente equipado onde trabalham profissionais das seguintes especialidades: Ortopedista, Cirurgião Geral, Anestesista, Clínico Geral, além de Farmacêutico, Cirurgião Dentista, Técnicos em Enfermagem, Auxiliar de Higiene Bucal e Auxiliar de Laboratório (patologia clínica).​​ Estoque de Saúde de Reação Primária.​​ Atua também no Navio um Grupamento Operativo com 180 Fuzileiros Navais, da Força de Fuzileiros da Esquadra, com maquinário composto por microcarregadeiras, ambulâncias e pá carregadeira, para ajudar na desobstrução de vias e demais necessidades.

Nesta sexta-feira, 19 de janeiro de 2024, na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, ocorrerá a inauguração de uma Capela ecumênica, com a presença de Frei Odécio Lima de Sousa, Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha. O templo, construído com verbas públicas conseguidas pelo Senador Eduardo Girão católico; e pelo deputado Dr. Jaziel, evangélico, será destinado ao atendimento espiritual da tropa e de seus familiares. Em outros momentos será aberta para a comunidade.

Barros Alves é jornalista e poeta

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais