Com o título “A posse de Trump e as próximas 72 horas”, eis o destaque da Coluna Fora das 4 Linhas, assinada, nesta segunda-feira, pelo jornalista Luiz Henrique Campos.
Confira:
Reencontrei, nestes dias, uma antiga conhecida já não vista há algum tempo. Na trivialidade permitida pelo final de ano, conversamos sobre a vida, o presente, o passado e o futuro, meio protocolarmente. Com relação ao futuro, chamou-me a atenção o otimismo passado, através de suas palavras, em uma quase certeza provocativa, como a me cobrar daqui a algum tempo, se tudo, de fato, viria a se concretizar. Dizia ela, nesse sentido, que as coisas no Brasil iriam melhorar em breve e nada dos desmandos característicos da atualidade em nosso país voltaria a acontecer.
Feliz com a perspectiva alvissareira sugerida pela amiga, mas intrigado com aquela certeza cartomântica, me dei ao luxo de perguntá-la o motivo de tanto prognóstico favorável. A resposta me veio como soco no estômago: “a posse de Donald Trump, ora”. Ainda zonzo e envergonhado, confesso, desferi um inocente, por quê? Foi o bastante para a amiga disparar série de argumentos enfileirados. “Ele vai botar moral no Brasil; Alexandre de Moraes será preso se viajar ao exterior; Lula será escanteado pela comunidade internacional; os EUA vão determinar embargos contra o nosso país; Trump vai conseguir a anistia para os presos em 8/1……e isso é só o começo”.
Tentei argumentar alegando a soberania brasileira em relação a qualquer outro país, mas foi em vão. A amiga aproveitou para desfiar sérias críticas às nossas instituições, principalmente à imprensa, e me deixou sem jeito, perguntando se eu acreditava mesmo que o presidente Lula estava vivo. Depois dessa, admito, fiquei balançado e quis saber quais as fontes de minha amiga a lhe dar tanta certeza sobre essas teses, pois me senti idiota por não saber nada disso. Ela então, me passou alguns endereços para eu me informar melhor.
Curioso como todo jornalista, busquei alguns desses endereços na internet para saber se a minha amiga tinha razão quanto a veiculação desses fatos como verdadeiros. E existem mesmo. É claro que não os irei revelar aqui, para não tirar a audiência do Blogdoeliomar, mas eles existem sim, e têm muita audiência. Finalizo esse depoimento, confuso, reconheço, e preocupado duplamente. Com o que Trump poderá causar ao Brasil, mas também com a amiga. De todo modo, vamos dar tempo ao tempo e aguardar as próximas 72 horas.
*Luiz Henrique Campos
Jornalista e colunista do Blog do Eliomar;