“A Rebelião Dos Jangadeiros” estreia hoje no Cinema do Dragão

Documentário trata da greve histórica dos jangadeiros cearenses. Foto: Divulgação

O documentário “A Rebelião dos Jangadeiros” vai estar nesta quinta-feira, no Cinema do Dragão, em Fortaleza.

Dirigido por Cinthia Medeiros e Demitri Túlio, com produção executiva de Íris Sodré, da Gavulino Filmes, e codistribuição da Kajá Filmes, o documentário revisita a histórica Greve dos Jangadeiros de 1881, marco do movimento abolicionista no Ceará.

A Rebelião dos Jangadeiros” segue em uma linha histórica e reúne depoimentos dos historiadores Jones Manoel e Arilson Gomes; das antropólogas Antônia de Araújo e Vera Rodrigues; da cantora, compositora e ativista Mallu Viturino; do museólogo Saulo Moreno; do cientista social Hilário Ferreira; do desembargador André Costa; e de Lúcia Simão, fundadora do Grupo de Consciência Negra do Ceará (Grucon), que além do depoimento, entoa as loas – cantos ancestrais, que celebram a tradição e a cultura afro-brasileira.

A produção será exibida no Cinema do Dragão ainda nas seguintes sessões: dia 20, às 20h; dia 21, às 20h10; e dias 24 e 25, às 17h20.

DETALHE – Ainda neste mês, mais precisamente no próximo dia 26, o documentário estreará em Porto Alegre (RS).

SERVIÇO

*Cinema do Dragão – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Praia de Iracema.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais