Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“A redescoberta da fome”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

“Lula da Silva acordou nas beiradas do Cairo, com uma bagagem inusitada de novas ideias”, aponta em artigo o cientista político Paulo Elpídio de Menezes Neto. Confira:

A fome como objeto social foi descoberta por um brasileiro, Josué de Castro. Da sua lavra a GEOGRAFIA DA FOME. O livro vendeu muito, Josué amealhou direitos autorais bem-vindos e chegou a flertar com o Nobel da Paz, embora sem sucesso. Fez-se de esquerda e transformou-se no símbolo visível da fome, mundo afora.

Para os que não sabem do que estamos a falar,fome é aquela coceirinha que dá nas entranhas de quem não tem o hábito de comer, vício compartilhado por milhões de criaturas desavisadas que fecham à boca para os “chefs-gourmets”…

Pois bem, nesta quarta-feira de carnaval, “de cinzas”, para muitos foliões arrependidos, o presidente Lula da Silva acordou nas beiradas do Cairo, com uma bagagem inusitada de novas ideias a deixar pelos vales da Mesopotâmia, lá onde nasceu a nossa deplorável civilização ocidental.

Lula da Silva redescobrira, com ajuda de alguns “influencers” próximos — a fome midiática. Quer dizer, a fome na sua feição mais significativa e sugestiva, aquela construída pelas empresas bem alimentadas de intenções e fome por anunciantes. E decidiu-se mostrar o que fazer e como para acabar com a fome, desafio trivial para quem em luta heroica extinguira a pobreza no Brasil. Há hábitos que se destroem pela boca. A fome parece ser um deles, e o mais persistente.

Um humorista cearense consagrado tinha uma visão política peculiar da fome e fez ouvir os seus argumentos com prodigioso “sense of humour” pela Globo. Dizia que a fome (naqueles tempos em que os burgueses liberais ainda não haviam sido erradicados no Brasil) era um desvio perverso da esquerda. A fome não passava, no Brasil, de um recurso malicioso para “sacanear o governo” e desmerecer os governantes diante do povo.

Com sorte, que ao nosso presidente sorte não lhe falta (deu-se, enquanto pulávamos as jaculatórias de Ivete Sangalo, o recrudescimentos do acerto de contas na Faixa de Gaza) chegou a tempo de reiterar o seu oferecimento ignorado por gregos e troianos, isto é, por árabes e judeus, para acabar com a guerra contra o Hamas. Se a Pútin ocorresse aquiescer não custaria pôr fim à guerra da Ucrânia ou, mais acertadamente, pôr fim à Ucrânia, como sugerem alguns dos seus conselheiros-raiz. Afinal, a Ucrânia, na visão geopolítica de Pútin, nao passa de uma invenção ocidental-capitalista…

O mundo parou ao simples recolhimento das baterias do sambódromo, diante do vigor diplomático e militar do Brasil. Finalmente, um país que, embora produza e exporte armas ligeiras, aceita reduzir o poder de fogo da sua clientela… Um paradoxo dos muitos e quantos compõem a lógica e a estratégia de guerra dos novos senhores da guerra e da paz a quem entregamos a nossa sorte. Por gosto ou omissão.

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Floresta quer repetir feito do Iguatu no Rei Pelé, diante do CSA, e deixar zona de rebaixamento na Série C

Floresta quer repetir feito do Iguatu no Rei Pelé, diante do CSA, e deixar zona de rebaixamento na Série C

Após um desastroso início de temporada na Série C do Campeonato Brasileiro, quando não conseguiu vencer nas nove primeiras rodadas e amargou o vexame de um 5 a 0, em

“Mais um policial morto… e daí?”

“Mais um policial morto… e daí?”

"Hoje tenho plena convicção que estava errado quando achava que policial era herói. Apesar do altruísmo das nossas ações, não temos o reconhecimento da maioria da população", aponta o coronel

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Cerca de 2,5 milhões de veículos automotores circulam no Ceará, há mais de 10 anos. A quantidade representa cerca de 65% da frota no Estado, segundo levantamento do Departamento Estadual

Ministra das Mulheres acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

Ministra das Mulheres acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse nesse sábado (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso da desembargadora e da juíza que negaram o aborto legal

Marqueteiro de Milei vê potencial de direita em Fortaleza e chega para campanha de André Fernandes

Marqueteiro de Milei vê potencial de direita em Fortaleza e chega para campanha de André Fernandes

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza, André Fernandes, acertou nesse sábado (13) a parceria com o marqueteiro Pablo Nobel, que estará à frente da campanha do PL ao Paço Municipal, assim que Fernandes tiver sua candidatura homologada na convenção partidária.

Ministério recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Ministério recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Uma recomendação aos estados e os municípios para que intensifiquem a vigilância em saúde para a possibilidade de transmissão vertical do vírus Oropouche foi emitida nesta semana pelo Ministério da Saúde