A Tokenização de ativos e sua influência sobre a economia – Por Fabiano Mapurunga

A economia global recebe hoje os benefícios dos avanços tecnológicos, e passa por um processo de evolução digital que vem alterando a forma de se fazer negócios, agregando mais agilidade e segurança às transações. Podemos até a denominar de uma Nova Economia Baseada em Negócios Digitais. As criptomoedas estão aí como um forte exemplo destes novos benefícios tecnológicos, as quais são fundamentadas pela rede blockchain, e para tanto, podemos citar Don Tapscott, talvez o maior estudioso da atualidade sobre o tema, o qual afirma em seus trabalhos, que a rede blockchain entrega os quatro princípios fundamentais de integridade nas transações: honestidade, consideração, responsabilidade e transparência.

Podemos considerar que o nosso mercado nacional, ainda anda a passos curtos com relação ao uso de criptomoedas e de suas aplicações, comparado a outros países. Tal fato pode ser devido ao desconhecimento e preconceito sobre o assunto. Atento a isto, o nosso Banco Central (BC) está em fase de preparação de uma proposta que regule as criptomoedas para dirimir as questões de insegurança que ainda surgem no mercado. Em novembro de 2021 fez o lançamento do LIFT Challenge Real, que vem a ser a edição especial do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas de Desafios para que hajam discussões técnicas a respeito do Real Digital (Drex). Atualmente o Banco Central vem realizando testes no projeto-piloto do Drex para tentar fazer o lançamento até o final e 2024.

D – Digital
R – Real
E – Eletrônica
X – Modernidade e Conexão (Serve para criar uma relação com o PIX)

A tokenização vem a ser o processo de se transformar um ativo real e tangível, em digital, se utilizando do procedimento de fragmentação de microunidades que são criptografadas, e que recebem o nome de tokens As transações ocorrem dentro de uma blockchain.

BLOCKCHAIN

O blockchain vem ganhando espaço em várias áreas de estudo, por ser uma tecnologia descentralizada. O mesmo é capaz de fazer registros de transações entre duas partes de forma eficiente, verificável e permanente. Cada par executa um protocolo de consenso para validar as transações e agrupá-las em blocos, construindo uma cadeia de hash (bloco de dados singular que funciona para interligar blocos de uma cadeia), atribuindo características únicas como ser descentralizado e distribuído, além de registrar transações de uma forma eficiente, verificável e permanente. Inovar por intermédio do blockchain garante fidelidade, segurança e confiança no registro de dados, excluindo a necessidade de um terceiro confiável.

(Imagem: 101 Blockchains)

É fato que a tecnologia blockchain atribua a qualquer rede de usuários a capacidade de rastrear e negociar praticamente qualquer ativo de valor.
O uso do blockchain poderá eliminar boa parte das intermediações, que se fazem necessárias hoje na economia, favorecendo a negociação direta e garantindo a veracidade dos dados.
Fundamentos do Blockchain:
Peer-to-peer: não há necessidade de intermediação entra as transações de usuários;
Descentralização: não há necessidade de uma autoridade central para validar as transações;
Prova de esforço: Facilidade de designar quem criará os blocos;
Imutabilidade: Não pode ser alterado, o que garante a rigidez na segurança;
Protocolo de Consenso: Faz a validação da sequência mais longa dos blocos entre a maioria;
Sincronização: faz a atualização constante da cópia do blockchain.

TOKENIZAÇÃO

De uma forma simples e objetiva, a tokenização é um processo que promove a substituição de um elemento de dados sensível por um equivalente não sensível, conhecido como token. Indo além, é um processo de conversão de direitos de um ativo qualquer, em um token digital, o qual pode sofrer mudanças, registros ou armazenamentos em um sistema blockchain. Os chamados tokens podem ser a representação de qualquer valor econômico no mundo.
Quais são as principais funções da tokenização?
– Dar mais facilidade ao acesso do capital aos emissores;
– Melhorar o acesso aos investimento para os investidores;
– Propiciar o fracionamento de ativos.

AGORA VAMOS VER COMO A TOKENIZAÇÃO SE POSICIONA NOS NEGÓCIOS

No ambiente econômico, os tokens podem representar investidores ou até mesmo do ponto de vista transacional servirem como moedas digitais. Qualquer possuidor de tokens pode os usar para realizar compras diretas ou mesmo, abrir negociações com os mesmos, para a obtenção de lucros.
O uso da tokenização pode se dar em toda a cadeia produtiva da empresa, podendo chegar até mesmo a desenvolver a sua própria criptomoeda.
Exemplos de Tokens:
– Tokens de Pagamentos: são considerados moedas em plataformas digitais para compra e venda de ativos sem a necessidade de intermediação. Podem perder e ganhar valor com base nas leis de oferta e demanda.
– Tokens de Segurança: são um tipo de token criptográfico semelhante aos demais, porém vinculado a valores financeiros tradicionais, ou seja, são representações digitais de um ativo real, como ações de uma empresa, imóveis, garantias, obrigações, renda fixa, entre outros.
– Tokens Utilitários: são uma classe de criptoativos, que oferecem alguma utilidade (daí o nome) para seus possuidores, como descontos especiais, acessos restritos a alguns locais, cupons de descontos para compra de alguns itens, dentre outros. Ganharam popularidade nos últimos anos com o advento dos fan tokens, criptos de clubes de futebol que operam como um tipo de programa de sócio-torcedor 2.0.
– Tokens apoiados por ativos: são apoiados por imóveis, arte, créditos de carbono ou commodities do mundo real como valor subjacente. Eles carregam características de ouro, prata, petróleo, etc.
– Tokens de patrimônio: se aproximam das operações tradicionais, e se diferem pelo fato de a propriedade e a transferência acontecerem por meios digitais.
– Tokens Não Fungíveis (NFT): são certificados digitais de propriedade que qualquer um pode ver e confirmar a autenticidade, mas ninguém pode alterar. Para entender, imagine a situação abaixo. Uma pessoa pode acessar a Internet e baixar a obra digital “Cross Road”, do artista norte-americano Mike Winkelmann (conhecido como Beeple), que foi transformada em NFT. O item retrata o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nu e com palavrões rabiscados em seu corpo. Essa reprodução baixada, no entanto, é apenas uma cópia, sem valor comercial algum.
– Token DeFI: nada mais é do que um ativo digital que teve origem dentro de um ambiente das Finanças Descentralizadas, com funções específicas dentro do mesmo. De uma maneira geral, esses tokens além de promoverem a viabilização do sistema, por exemplo, a criação do mercado automatizado, também acabam servindo como tokens utilitários, dando acessos aos seus proprietários a alguns benefícios específicos.

EXEMPLO DE UM FLUXO DE TOKENIZAÇÃO DE BANDEIRA DE CARTÃO:

EXEMPLO DE UM FLUXO DE TOKENIZAÇÃO DE BANDEIRA DE CARTÃO

Percebe se que a tokenização amplia o horizonte de possibilidades de criação dos mercados, agregando velocidade, confiabilidade e facilidade para que uma pessoa física ou jurídica possa gerar investimentos. Indo neste contexto, podemos ainda destacar entre as suas contribuições:
Melhora na eficiência: com a redução de intermediários, pela rede blockchain, os tempos de liquidação são reduzidos melhorando a economia de custos para a emissão
Melhora na conformidade: há uma redução no risco de erros, facilitando o gerenciamento de requisitos complexos de conformidade, pois faz a programação de regras de conformidade em cada token.
Reduz a burocracia: tornando mais fácil se manter a conformidade com a parte regulatória.
Impulsiona as inovações de pagamentos: A tokenização melhora desde a aceitação pelo ponto de venda na loja, até o tramite de pagamentos, assim como torna o pagamento com os dispositivos mais interativo e garantido.
Inovação facilitada: possibilita a criação de contratos programáveis, podendo então, desenvolver imóveis fracionados, acordos de compartilhamento de receita líquida, ETFs dinâmico e demais ofertas que não eram gerenciáveis.
Redução dos riscos de violação de dados: promove a segurança dos negócios quanto a roubo de dados, o que implicaria em prejuízos financeiros e de imagem. Mesmo que haja um ataque ao sistema, não existirão dados pessoais a serem roubados. A tokenização não garante que sua empresa não terá seus dados violados, mas poderá amenizar esses prejuízos.

Fabiano Mapurunga: Fabiano Mapurunga é Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Unifor, Pós-Graduado em Gestão de Negócios pelo INSPER, MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV, MBA em Agronegócios pela USP/ Esalq e Graduado em Administração de Empresas pela UFC. Possui experiência de 23 anos na área de Finanças Corporativas. Atualmente trabalha com inovação e consultoria financeira para empresas nacionais, além de se dedicar a novos negócios e investimentos. É professor universitário em cursos de Pós Graduação e autor de vários artigos.

Ver comentários (21)

  • Este artigo é muito esclarecedor, de fácil entendimento e informações objetivas, com relação ao assunto. Pois sabemos como é complexo essa forma de lidar com o mercado e finanças no mundo digital, trazendo confiabilidade e segurança.

  • Excelente artigo. Linguajar simples e objetivo. Esclarece de forma fácil um assunto complexo.
    Parabéns ao autor por expor de forma simples um assunto que tem suas complexidades principalmente por envolver a área financeira.

  • Parabéns, Fabiano Mapurunga. Um artigo esclarecedor e com fácil didática.

  • Parabéns, Sensacional! muito bem elaborado, esclarece de forma muito prática para um assunto um tanto complexo. Não poderia ser diferente conhecendo os seus projetos.

  • Parabéns Fabiano. Um artigo com um linguagem simples e objetiva. Bastante esclarecedor.

  • Excelente artigo, além de trazer uma contribuição esclarecedora sobre os temas atuais que estão sendo influenciando o mercado, além de ser amplo e com qualidade.
    Parabéns.

  • Excelente artigo!! Muito bom nos atualizarmos através de um texto claro! Eu não conhecia a tokenização e seus amplos benefícios para o mundo dos negócios , em especial, os investimentos .

  • Matéria interessante, com didática acessível, que muitos desconhecem como funciona sua efetiva aplicação.
    Muito boa a escolha do artigo.

1 2

Esse website utiliza cookies.

Leia mais