Categorias: Economia

Abertura de novas empresas cresce no primeiro trimestre no Ceará

Eduardo Jereissati é o presidente da Jucec. Foto: Divulgação

O Ceará registrou, no primeiro trimestre deste ano, a abertura de 42.076 novas empresas. Isso aponta para um crescimento de 57,64% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram constituídos 26.691 negócios.

Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Estado, observando que o aumento reflete a consolidação de um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo no estado, com destaque para o setor de serviços, que liderou as constituições no trimestre com 28.378 novas empresas. Em seguida vêm o comércio, com 10.851 registros, e a indústria, com 2.847.

Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, os números confirmam o sucesso das iniciativas do Governo do Estado para simplificar o processo de formalização e estimular a atividade econômica. “Esse crescimento é reflexo de um ambiente mais ágil, fácil e moderno para os empreendedores cearenses. A Jucec tem se empenhado, juntamente com o Governo do Estado, liderado pelo governador Elmano de Freitas, em criar soluções rápidas e práticas para que os empresários possam formalizar suas atividades com facilidade”, destaca.

Somente no mês de março, o número de novas empresas alcançou 10.280, um avanço de 24,47% em comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram abertas 8.259 empresas. O setor de serviços também puxou o crescimento mensal, com 7.119 novos negócios, seguido por comércio (2.428) e indústria (733).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais