Abstenção cai no 2º turno em Fortaleza; a antecipação do Dia do Servidor Público ajudou?

TSE e as urnas eletrônicas. Foto: Arquivo

O Tribunal Regional Eleitoral divulgou, em seu balanço: a abstenção nas eleições em Fortaleza ficou no patamar de 15,84%. E foi a menor do País.

Para observadores políticos, um dos fatores que acabou ajudando a reduzir a abastenção foi a antecipação, para 21 de outubro, do feriado pelo Dia do Servidor Público, que é comemorado nesta segunda-feira.

O governador Elmano de Freitas (PT) baixou a medida do ponto facultativo por meio de decreto.

Outro dado foi a queda no percentual de votos brancos e nulos que caiu de 90 mil para 60 mil.

A medida evitou o clima de feriadão e fez com que muitos eleitores permanecessem na cidade.

DETALHE – Nas repartições federais, nesta segunda, o clima, hoje, é de ponto facultativo. Por conta do Dia do Servidor Público, claro.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais