Academia Cearense de Letras empossará membros da nova Padaria Espiritual

Tales de Sá Cavalcante, reitor da FBUni e presidente da ACL. Foto: POVO

A Academia Cearense de Letras (ACL) realizará, às 16 horas do próximo dia 10, a cerimônia de posse dos padeiros da nova fase da Padaria Espiritual, iniciativa que promete revitalizar o espírito do movimento cultural cearense (1892–1898), responsável por agitar a vida intelectual de Fortaleza no final do século XIX.

O ato terá à frente Tales de Sá Cavalcante, presidente dessa entidade.

A nova fase da Padaria Espiritual selecionou 20 jovens entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 2º ano do Ensino Médio, por meio de concurso aberto a alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de estimular a produção literária, artística e o pensamento crítico no Ceará.

História

Criada originalmente em 30 de maio de 1892, no histórico Café Java, quiosque situado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, a Padaria Espiritual era formada por jovens escritores, desenhistas, pintores e músicos. Seu propósito era “despertar o interesse da sociedade pelas letras e artes” ao fornecer “pães para o espírito”, ou seja, alimento cultural e literário para o público.

Naquela época, seus membros publicaram o periódico “O Pão”, que em suas 36 edições trouxe mais de 200 poesias e 60 narrativas, cooperando para o florescimento da literatura cearense. A Padaria Espiritual desempenhou um papel fundamental não só na promoção das letras e das artes, mas também na formação da identidade cultural do Ceará, deixando um legado duradouro lembrado e valorizado no presente, 132 anos após sua fundação.

SERVIÇO

*Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz) – Praça dos Leãos, Centro de Fortaleza.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias