Academia Cearense de Letras vai inaugurar réplica do Café Java

Padaria Espiritual, um movimento vanguardista. Foto: Reprodução

A Academia Cearense de Letras, que fica na conhecida Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza, vai inaugurar, no próximo sábado, mais um anexo.

Nele, funcionará uma réplica do Café Java, que era o ponto de encontro dos intelectuais da Padaria Espiritual, movimento vanguardista literário cearense.

Segundo a direção da ACL, também será recriada uma Padaria Espiritual.

Esse organismo será formado por 20 alunos de escolas da rede pública estadual que selecionados em concurso organizado pela academia.

Padaria Espiritual

A “Padaria Espiritual” foi um movimento literário e artístico que surgiu em Fortaleza, em 1892. O objetivo era promover o conhecimento, a cultura e a arte. 

Era uma agremiação de jovens escritores, desenhistas, pintores e músicos que se reuniam em locais como o Café Java e a Praça do Ferreira para discutir temas literários, sociais e políticos. 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais