Categorias: Política

“Ação destruidora”, aponta José Guimarães sobre bloqueio do pagamento do Pé-de-Meia

Deputado José Guimarães é líder do governo Lula. Foto: Agência Câmara

Para o deputado federal e líder do governo Lula na Câmara Federal, José Guimarães (PT-CE), a decisão unilateral do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), em suspender o pagamento de R$ 200 a quatro milhões de estudantes brasileiros beneficiados com o programa Pé-de-Meia é uma “ação destruidora”.

“Um Tribunal que é auxiliar do Poder Legislativo não pode atuar dessa maneira. O programa (Pé-de-Meia) está respaldado pela Lei 14.218/2024, sendo referência no Brasil. Um dos principais feitos do presidente Lula e do ministro Camilo Santana”, disse Guimarães, ao usar o tempo de liderança durante sessão na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (4).

O bloqueio foi determinado pelo ministro Augusto Nardes, dia 18 último, por entender que os valores utilizados para o crédito do programa estavam fora do Orçamento. A decisão de Nardes foi confirmada pelo pleno do TCU, dia 22.

Para o Tribunal, os recursos para o pagamento aos estudantes não podem ser transferidos diretamente do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) para o Fipem.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais