Com o título “ACI e o curso de Jornalismo da UFC”, eis artigo de Eliézer Rodrigues, presidente da Associação Cearense de Imprensa. “A ACI sempre esteve por perto do Curso de Jornalismo, assumindo de bom grado o papel de guia e orientadora. Isso lá no nascedouro do Curso de Jornalismo da UFC”, expõe o articulista.
Confira:
A Universidade Federal do Ceará (UFC) inicia, hoje, o mês de celebração dos 60 anos de existência do Curso de Jornalismo da UFC. Nessa ocasião festiva é importante, e necessário, lembrar a determinante participação, ao longo dos anos, da Associação Cearense de Imprensa (ACI) permeando na história do equipamento educacional pedagógico e técnico formador de profissionais na especialidade.
O embrião do hoje curso sexagenário surgiu nas salas da ACI, incentivado por um grupo de profissionais idealistas na imprensa cearense, liderados pela jornalista Adísia Sá, 96 anos, que, à época, ministrava aulas de jornalismo para principiantes.
O primeiro curso, proposto por Adísia Sá, em 1964, e por ela coordenado, estendeu-se de 15 de janeiro a 15 de fevereiro daquele ano. Foi um sucesso, inscrevendo-se 55 candidatos selecionados entre os mais de duzentos inscritos. Lembrou Adísia, certa vez, que estava determinado no Estatuto da ACI: pugnar pela criação de um curso de jornalismo. A pioneira levou a ideia adiante.
A entrada da Universidade Federal do Ceará na história aconteceu quando o então reitor e criador da UFC, Antônio Martins Filho, foi convidado para paraninfar a segunda turma do Curso. No jantar, oferecido por ele aos professores do curso, ressaltou: “Eu vou criar o curso”.
Da junção de esforços da ACI e do Sindicato dos Jornalistas, assumido pela UFC, foi criado o Curso de Jornalismo. No dia 4 de março de 1965, foi apresentada proposta para designação de uma comissão permanente junto à Reitoria da UFC , tomando as providências definitivas sobre o futuro Curso de Jornalismo.
A comissão foi formada pelos jornalistas dirigentes da ACI, Antônio Carlos (Presidente), Luís Sucupira, Antônio Girão Barroso, Mozart Soriano Aderaldo e Adísia Sá. O Conselho Universitário aprovara a criação do Curso Superior de Jornalismo, pela Resolução 182, de 12 de novembro de 1965.
A ACI sempre esteve por perto do Curso de Jornalismo, assumindo de bom grado o papel de guia e orientadora. Isso lá no nascedouro do Curso de Jornalismo da UFC.
*Eliézer Rodrigues
Presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI)
Fonte: Livro “Associação Cearense de Imprensa – 85 anos – na Pauta do Ceará”. Autora: Ângela Barros Leal. Foto: jornalista e professora Adísia Sá, pioneira na criação do Curso de Jornalismo na UFC.