ACI exibe “Cidadão Kane”, neste sábado, em clima de café com debate

Pedro Martins Freire é critico de cinema. Foto: Divulgação

A Associaçao Cearense de Imprensa (ACI) vai promover, neste sábado, a partir das 9 horas, mais uma edição do projeto ‘Café & Tapioca”.

O evento, antecedido por um tradicional café bem cearense, exibirá, em clima de sessão de cinema e com direito a debate, a película “Cidadão Kane”, um dos maiores filmes do século XX.

“Cidadão Kane”, de Orson Welles, será comentado pelo renomado crítico de cinema Pedro Martins Freire, sob a coordenação do presidente da entidade, o jornalista Eliézer Rodrigues.

Perfil do crítico

Pedro Martins Freire, também sócio da ACI, trabalhou nos principais jornais do Ceará, foi curador de cineclubes, incluindo o Cineclube do Centro Cultural BNB e Studio Beira-Mar. Estudou Cinema no Clube de Fortaleza e na Cinemateca do Museu de Arte do Rio de Janeiro,

É autor da obra “O Livro dos Filmes Proibidos e Censurados na História do Cinema”. Os dois volumes dessa obra, que conta como o cinema, no período “Do Silêncio do Som” (1890-1929), sobreviveu à perseguição e censura, serão também apresentados.

A pesquisa de Pedro Martins, realizada nos anos de 1980, é uma publicação da Editora Ibis Libris (RJ).

SERVIÇO

*Associação Cearense de Imprensa – Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro, Fortaleza

*Entrada franca.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais