Categorias: Saúde

Acidentes de motos lideram causas na emergência do IJF durante Natal e Réveillon

Fachada do Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. Foto: Arquivo

O Instituto Dr. José Frota acolheu 1.515 pessoas em sua emergência durante festas de fim de ano. No Natal, a prevalência foram as quedas, com 83 atendimentos. Já no Réveillon, o maior número de acidentes foi relacionado a motocicletas, somando 90 casos, informa a assesssoria de imprensa desse hospital gerido pelo município.

Ao todo, entre os dias 24 e 25 de dezembro, 320 pessoas procuraram o serviço do hospital para atendimento de urgência. Na virada do ano, o número foi de 369 acolhimentos. Somando todo o período festivo, o total de atendimentos por quedas foi de 384, seguido por 249 de motocicleta e por 121 casos envolvendo corpo estranho/engasgo. Queimaduras somaram 83 atendimentos.

Em 2024, entre os dias 23 e 31 de dezembro, o IJF somou 380 atendimentos por quedas, 217 por motocicleta e 81 por queimaduras.

“Apesar dos números relacionados a motocicletas, quedas, engasgos/corpo estranho e queimaduras serem próximos do mesmo período do ano anterior, nós percebemos a taxa de internação menor. Outro fator que também foi primordial para o acolhimento à população foi o de termos ampliado o número de cirurgias, que nos permitiu termos mais leitos para casos de acidentes mais complexos que demandam mais tempo de internação e tratamento clínico”, destaca o superintendente do IJF, João Gilberto Macêdo.

Quando buscar o IJF

Especializado no atendimento de grandes traumas, o IJF disponibiliza diversos serviços à população, adulto e pediátrico, voltados à demandas traumatológicas, seja por atendimento de urgência ou encaminhamentos em casos de traumas cranioencefálicos (TCE), traumas raquimedulares (os de coluna), fraturas nos membros superiores e inferiores, lesões vasculares graves, traumas oculares, entre outros. Ao todo, são mais de 20 especialidades médicas (traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, pediátrica, clínicos gerais).

Além disso, dispõe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), referência no atendimento às intoxicações agudas graves e animais peçonhentos. O atendimento pode ser presencial ou por teleatendimento, via contato (85) 3255.5012 ou via WhatsApp (85) 9 8439.7494. O Centro de Tratamento de Queimados (IJF) também disponibiliza assistência à população, realizando tratamento de média e alta complexidade em tratamento de queimaduras. O equipamento hospitalar funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

SERVIÇO

*Instituto Dr.José Frota – Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais