Categorias: Ceará

Açude Umari, em Madalena, sangra pela primeira vez

Açide Umari abastece este município do Sertão Central. Foto: Cogerh

O açude Umari, situado em Madalena (Sertão Central), atingiu sua capacidade máxima e sangrou nessa terça-feira.

Inaugurado no dia 12 de junho de 2011, o reservatório nunca sangrou. O máximo que conseguiu chegar foi em 76,89% de sua capacidade, em abril de 2017.

No ano passado, após ter quase secado, o Umari teve uma recuperação surpreendente, passando de 1,44% em 13 de março para 75,65% em 2 de maio do mesmo ano.

O Umari abastece o município de Madalena e possui capacidade para 30 milhões de metros cúbicos.

Segundo a Cogerh é o terceiro reservatório da Bacia do Banabuiú a sangrar em 2024, após o São José I (Boa Viagem) e Fogareiro (Quixeramobim).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais