Adece e Sebrae-CE fecham parceria pró-desenvolvimento econômico regional

Convênio foi firmado durante a Expocrato. Foto: Divulgação

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) firmou uma parceria estratégica com o Sebrae do Ceará. A ordem é fortalecer a economia cearense regionalmente, com ênfase nos pequenos negócios. Isso virá por meio do projeto Cidades e Territórios Empreendedores, que contará com um investimento de R$ 2 milhões, financiados por ambas as partes através de um convênio.

“A Adece está chegando para somar ao trabalho já realizado anteriormente pelo Sebrae. Entre outras ações, ficaremos responsáveis pela realização de encontros do Fórum de Desenvolvimento, que reunirão as agências de desenvolvimento regionais com o intuito de aprimorar o ambiente de negócios de cada localidade. A ideia é ouvir os municípios cearenses, seguindo as orientações do governador Elmano de Freitas de trabalhar pela interiorização e olhar a fundo as necessidades de cada uma das localidades”, explica presidente da Adece, Danilo Serpa.

Além dos encontros para discutir temas relevantes ao desenvolvimento local – como políticas públicas, inovação, sustentabilidade e inclusão social – a iniciativa prevê a criação de grupos de trabalho para desenvolver propostas e recomendações. Essas propostas poderão ser apresentadas aos setores público, privado e a outras instituições.

Convênio firmado

O convênio foi assinado em uma solenidade realizada na Expocrato 2025, nesta semana. Presente na cerimônia, o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, destacou que um dos principais pilares do projeto é “a integração e o esforço coletivo, com vistas ao fortalecimento dos pequenos negócios”. Ele reforçou: “Vamos compartilhar conhecimento sobre o território cearense, mobilizar, integrar e preparar instituições e lideranças locais do setor público, iniciativa privada e do terceiro setor para criar, formular e implantar ações que promovam o desenvolvimento econômico regional sustentável”.

Para o diretor-técnico do Sebrae, Alci Porto, as pequenas empresas precisam ser entendidas como os principais instrumentos de desenvolvimento dos municípios devido à sua expressiva geração de empregos, e o programa busca levar ao poder público essa compreensão. Ele também avalia positivamente a parceria com o Governo do Ceará para alavancar resultados. “A Adece se aproximou do Sebrae entendendo a proposta do Cidades Empreendedoras e percebendo que tem tudo a ver com seu papel. Ela tem o mesmo propósito de interagir com os territórios e de entender que os pequenos negócios fazem parte do desenvolvimento do estado”, destaca.

DETALHE – As reuniões do Fórum de Desenvolvimento serão realizadas nas modalidades virtual e presencial, com previsão de início em agosto e duração de um ano.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias