Com o objetivo de estimular a economia de impacto social e ambiental, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) firmaram uma parceria para o lançamento do edital do projeto Impacto Produtivo. A iniciativa visa fomentar negócios que possam promover a solução de problemas socioambientais existentes nas cadeias produtivas de setores estratégicos existentes no Estado.
O edital é coordenado e financiado pela Adece, com acompanhamento técnico e territorial realizado pela Secitece e apoio metodológico, integração à rede nacional feito pelo ICE Coalizão pelo Impacto. O programa é inspirado na Estratégia Nacional da Economia de Impacto (Enimpacto), iniciativa liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Governo Federal.
Na primeira fase do programa, 10 negócios serão incentivados com o valor de R$ 25 mil para o desenvolvimento das soluções. A seleção das empresas beneficiadas será por meio de edital de chamamento público.
Jornada de desenvolvimento
Além do incentivo financeiro, as empresas selecionadas pelo edital passarão por uma jornada de desenvolvimento com duração estimada de cinco meses, realizada pela Secitece, com oficinas, mentorias, assessoria técnica e rede de apoio. Ao final do processo, será realizado um evento de apresentação para a banca especializada e parceiros.
Segundo o presidente da Adece, Danilo Serpa, a ordem é estimular “novas economias que se caracterizem pela sustentabilidade. A ideia é que, a partir do projeto, saiam soluções para problemas sociais e ambientais gerados pela economia tradicional”, explica.
A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro, explica que o edital Impacto Produtivo representa um passo concreto na implementação da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) aqui no Ceará. “Ao transformar inovação em política pública, estamos alinhando o Estado às diretrizes nacionais para fomentar negócios que gerem impacto socioambiental positivo. A expertise da Secitece em apoiar negócios inovadores contribui para a consolidação de um ecossistema de inovação cada vez mais preparado para responder aos grandes desafios da sociedade”, pontua.
Parceria para inovar
Beto Scretas, conselheiro sênior do ICE, celebra com entusiasmo a parceria com o Governo do Ceará. “Essa iniciativa reafirma o compromisso do Estado em construir, junto ao setor privado, soluções para desafios reais que impactam a vida da população, como questões ambientais, desigualdades e acesso a serviços. É um marco importante na história do Ceará, e temos orgulho de contribuir com essa transformação”, afirma.
SERVIÇO
*Clique e acesse o edital aqui.