Com o título “Adeus,Praia de Iracema”, eis comentário do jornalista Ronaldo Salgado, feito em seu Instagram (@ronaldosalgado4) sobre a demolição do San Pedro Hotel, um dos poucos prédios que conta ahistória de Gortaleza.
Confira:
Fico imaginando se Luís Assunção inda estivesse por aqui, com qual canção iria dar mais um adeus na Praia de Iracema. Sim, desta vez ao Edifício São Pedro, outrora concha hospedeira do famoso Iracema Plaza Hotel!
É, gente, tanto desfizeram para que o edifício sucumbisse ante os desterros da memória que o arremate fatal põe a placa definitiva: de-mo-li-do!
A sina perversa que despreza a memória da Fortaleza de Nossa Senhora d’Assunção mais uma vez se ratifica. Mata de uma só vez a memória social, a memória individual e a memória coletiva, tudo sob os escombros do Edifício São Pedro.
Depõem as autoridades (in)competentes contra a história e a memória da cidade, irmãs siameses soterradas pelos maquinários do descaso, da incompetência, da indiferença e da insensatez de um monte de gente.
Ora, ora, ora, aquele território que já festejou boemia em cada quinhão, já ouviu serenatas ao luar, já abrigou poetas, loucos e bêbados desta vidinha de festa, fantasia, sonho, imaginário e erotismo, hoje perde muito, mas muito do que faz uma vida citadina.
As imagens que ilustram esta crônica despedideira, paradoxalmente, nos fazem encantados e massacrados… Entenda: os que têm dimensão histórica na mente e no coração.
Não é o caso de gestores administrativos e cultivadores do bota abaixo o que é antigo e edifique espigões modernosos geradores de grana!
*Ronaldo Salgado,
Jornalista.