O Aeroporto Internacional Pinto Martins recebeu mais de 1000 deportados entre fevereiro e julho deste ano, segundo balanço divulgado pela Polícia Federal.
Foram 1.129 pessoas deportadas dos EUA em 12 voos que desembarcaram no aeroporto de Fortaleza. Os voos ocorreram entre os dias 7 de fevereiro e 18 de julho, e entre os deportados estavam 1.085 adultos e 44 menores de idade.
Durante as operações, a PF atuou na fiscalização migratória, segurança da área restrita do aeroporto e acolhimento humanitário em articulação com órgãos como a Organização Internacional para as Migrações da ONU (OIM Brasil), Ministério dos Direitos Humanos, Ministério das Relações Exteriores, Secretaria Estadual dos Direitos Humanos, Defensoria Pública da União, além do apoio da concessionária Fraport, responsável pela administração do terminal.
Presos
Nesse período, 30 deportados foram presos ao desembarcar, em cumprimento a difusões vermelhas da Interpol e mandados de prisão expedidos pela Justiça brasileira.
Após registros migratórios, os conduzidos foram encaminhados ao Sistema Penitenciário Estadual e permanecem à disposição do Judiciário.