Categorias: Fortaleza

Agefis promove a demolição de construçao irregular em empreendimento no bairro Maraponga

Obra invadiu area de Zona de Preservação Ambiental. Foto: Divulgação

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) está demolindo, nesta manhã de terça-feira, um empreendimento residencial multifamiliar construído de forma irregular no bairro Maraponga. A edificação estava sendo erguida em área de Zona de Preservação Ambiental (ZPA 1), com aterramento da lagoa, violando assim a legislação urbanística e ambiental do município. A informaçãoé da assessoria de imprensa do Paço Municipal.

A obra foi alvo de várias ações fiscalizatórias, iniciadas em setembro de 2024, quando a equipe da Agefis identificou a construção em solo não edificável, sem autorização do órgão competente. Na ocasião, foram lavrados dois autos de infração: um pela construção em ZPA 1, e o outro devido ao desmatamento e degradação da área ambiental.

Mesmo após as autuações e o embargo, as atividades no local foram mantidas. Novas fiscalizações, realizadas em abril e julho de 2025, constataram a continuidade da obra, resultando na emissão de três novos autos de infração.

Diante da gravidade e da insistência na ilegalidade, foi determinado o cumprimento da medida administrativa de demolição, com base no Código da Cidade (Lei Complementar Municipal nº 270/2019), que estabelece os parâmetros para o uso e ocupação do solo em Fortaleza.

DETALHE – O caso também está sendo investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que instaurou um inquérito para apurar possível crime ambiental, já em tramitação na Justiça.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

  • Bem que a AGEFIS poderia visitar as calçadas da rua Pereira Filgueiras, desde a Av. Rui Barbosa até a rua Silva Paulet, pois não há espaço para o pedestre transitar em muitos trechos.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais