Categorias: Artigo

“Agora é que são elas – que lei da cota feminina é essa?”

Duas mulheres podem ser cassadas pela lei que defende a mulher na política: Dra Silvana e Marta Gonçalves

(ATUALIZAÇÃO – O TSE negou recurso do PL e adiou julgamento)

“O resultado vai contradizer a pretensão, portanto, é inaceitável, não serve, não serviu”, apontam os jornalistas Norton Lima Jr e Luciano Cléver

Confira:

Podemos chamar esse julgamento do TSE de Supremo paradoxo, porque se trata de uma lei inconstitucional que gerou um fato paradoxal.

Inconstitucional, porque essa lei interfere na autonomia partidária.

A autonomia partidária é o Princípio. E nenhuma norma pode ser maior do que o Princípio.

Paradoxal, porque, sendo boa a intenção da lei promover a participação e a presença de “mais mulheres na política”, como se tornou possível a aplicação dessa lei para retirar, cassar, fuzilar duas mulheres desse política sem mulheres?

Que fique de uma vez por todas claro. É transgressora toda lei que agride um Princípio.

Elas, as deputadas que serão cassadas, doutoras Marta de Acilon e Silvana de Jaziel, nada têm a ver com o motivo do fato. Disputaram o voto e foram eleitas. Serão cassadas por uma alegada (e procedente) “fraude” na montagem da chapa de candidatos a deputado estadual no Ceará.

A fraude, filhinhos, aconteceu não na montagem da chapa. Mas quando cassaram o Princípio da autonomia partidária. E agora vão cassar duas mulheres por erro cometido por um homem.

*Norton Lima Jr e Luciano Cléver são jornalistas

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais