Com 44 mil contratos firmados com produtores rurais no Ceará, o Banco do Nordeste anunciou nesta sexta-feira (25), no município de Morada Nova, durante a comemoração dos 20 anos do Agroamigo, um investimento de R$ 576,5 milhões no primeiro semestre deste ano no Estado.
“O programa tem um papel estratégico no fortalecimento da agricultura familiar e na geração de renda no interior do Ceará. São duas décadas de presença ativa junto às produtoras e produtores, com crédito orientado, proximidade e resultados concretos no campo”, apontou a superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil.
Livro 20 anos
Durante a cerimônia, foi anunciado que a trajetória de sucesso do programa virou livro. A obra “Agroamigo 20 anos: duas décadas apoiando a realização de sonhos e transformando a agricultura familiar” reúne artigos de pesquisadores e técnicos que analisam a trajetória do programa desde sua criação, em 2005, no primeiro mandato do presidente Lula. Organizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), o livro está disponível gratuitamente no portal do Banco do Nordeste.
Sobre o Agroamigo
O programa foi criado em 2005 para melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo na área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Por meio de agentes de microcrédito, o Agroamigo atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultoras e agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Agroamigo tem como premissas o estímulo à geração de renda e melhoria do uso da mão de obra familiar, financiando atividades e serviços desenvolvidos em estabelecimentos rurais ou em áreas comunitárias próximas.