Aílton Graça, o “Mussum”, ganha homenagem no 33º Cine Ceará

Ator Ailton Graça. Foto: Divulgação

O ator global Ailton Graça, que protagoniza Mussum em filme homônimo, é o homenageado desta noite do 33º Cine Ceará, o Festival Ibero-Americano de Cinema.

Ele receberá, às 19h3omin, durante cerimônia no Cineteatro São Luiz, o Troféu Eusélio Oliveira. A comenda já foi entregue à jornalista Bete Jaguaribe e ao roteirista George Moura. Ainda será entregue, até o final do evento, para o cineasta cearense Josafá Duarte e a produtora Verônica Guedes.

Homenageado

O ator paulista Ailton Graça tem uma extensa carreira de atuação no cinema, na televisão e no teatro. Na telona, estreou há 20 anos em “Carandiru”, com o personagem Majestade. A homenagem no Cine Ceará será a primeira que o ator recebe ao longo de sua carreira, logo após estrear nos cinemas com seu primeiro protagonista, no longa “Mussum, o filmis”, cinebiografia de Mussum, que estreia no dia 2 de novembro.

No cinema, Ailton Graça atuou também em “Meu Tio Matou um Cara” (2004), “Querô – Uma Reportagem Maldita” (2007), “A Guerra dos Rocha” (2008), “Até que a Sorte nos Separe”(2012), “Correndo Atrás” (2019), que fez parte da Seleção Oficial do Pan African Film Festival, do Festa del Cinema di Roma e do African Film Festival New York, “M8 – Quando a Morte Socorre a Vida” (2020), “Galeria Futuro” (2021) e “O Pai da Rita” (2022).

Tem trabalhos marcantes na TV, tendo integrado o elenco de novelas como “Império”, onde se destacou com a personagem Xana Summer, e “Travessia”, dando vida ao professor de história Monteiro, casado e pai de adolescentes. Atuou também nas séries “Carcereiros” e “Cidade Proibida”.  No teatro, participou de peças como “A Vida que Pedi, Adeus”, “Os Intocáveis” e “Diálogo Noturno com um Homem Vil”, texto do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt, quando dividiu o palco com Celso Frateschi, sob direção de Roberto Lage.

*Com site do Cine Ceará, mais programação aqui.

 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais