Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alckmin defende diálogo com Congresso sobre desoneração da folha

Alckmin é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e vice-presidente da República. Foto: Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu neste domingo (28) diálogo entre o governo federal e o Congresso Nacional sobre a questão da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027.

Alckmin participou da abertura da Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio do país, em Ribeirão Preto (SP). Perguntado sobre a relação do governo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o vice-presidente disse que o governo busca o diálogo com todos os poderes.

“O que caracteriza o governo do presidente Lula é o diálogo, diálogo permanente com os demais poderes e os vários níveis da federação. A responsabilidade fiscal é um dever de todos. É com boa política fiscal que nós vamos ter política monetária melhor, com redução de juros e crescimento da economia. Acho que é um compromisso de todos, e o caminho é o diálogo”, afirmou.

Sobre os incentivos do governo federal ao agronegócio, Alckmin destacou a criação de investimentos de letras de crédito para financiar a indústria e diminuir os custos de empréstimos e o mecanismo da depreciação acelerada para permitir a renovação de máquinas e equipamentos agrícolas.

“Nós precisamos de desenvolvimento, gerar emprego, renda e atrair investimento. Esse é o caminho. Para isso que se faz a Agrishow. Desenvolver novas tecnologias e fortalecer o setor produtivo, gerador do emprego e renda”, completou.

Desoneração
Na sexta-feira (26), o presidente do Senado anunciou recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão do ministro Cristiano Zanin que suspendeu a desoneração.

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que representa o governo federal na Justiça.

Na ação protocolada no STF, a AGU sustentou que a desoneração foi prorrogada até 2027 pelo Congresso sem estabelecer o impacto financeiro da renúncia fiscal.

A ação também contestou a decisão de Pacheco, que invalidou o trecho da Medida Provisória (MP) 1.202/2023. A MP derrubou a desoneração previdenciária para pequenas e médias prefeituras.

(Agência Brasil)

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Sorri Lembranças Perfidia” – Cauby Peixoto

“Sorri Lembranças Perfidia” – Cauby Peixoto

Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor fluminense Cauby Peixoto, que nesta quarta-feira deixa oito anos de saudade.

Jean Paul Prates é demitido do comando da Petrobras

Jean Paul Prates é demitido do comando da Petrobras

O presidente Lula demitiu, nesta noite de terça-feira, Jean Paul Pratesdo cargo de presidente da Petrobras. A informação foi publicada pelo jornal O Globo. Prates chegou a se reunit com

Ministério alerta para disseminação da febre Oropouche no país

Ministério alerta para disseminação da febre Oropouche no país

Dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde mostram que os casos de febre Oropouche estão se espalhando pelo Brasil. O país contabiliza, neste momento, 5.102 casos da doença,

Prefeitura de Fortaleza anuncia antecipação da primeira parcela do 13º para junho

Prefeitura de Fortaleza anuncia antecipação da primeira parcela do 13º para junho

O prefeito José Sarto anunciou nesta terça-feira (14) a antecipação da primeira parcela do 13º dos servidores municipais para 1º de junho. "São mais de 55 mil servidores ativos e

Ministério Público vai acompanhar área desmatada para a realização do Fortal

Ministério Público vai acompanhar área desmatada para a realização do Fortal

O Ministério Público do Estado do Ceará informou ao Blogdoeliomar, por meio de nota, que desde que tomou conhecimento do caso do desmatamento da vegetação nativa no bairro Serrinha, nas

Vacinação contra a febre aftosa vai até esta quarta-feira, avisa De Assis Diniz

Vacinação contra a febre aftosa vai até esta quarta-feira, avisa De Assis Diniz

“Temos cerca de 30 municípios com baixos índices de vacinação, então conclamo aqui prefeitos, vereadores, secretários de Agricultura que nos ajudem, pois a pauta é do Estado todo”. O apelo