A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do programa Alcance, premiou no sábado (10) as melhores redações do concurso sobre equidade no meio científico. Durante o Aulão Alcance Enem, também foi entregue a Comenda Mulheres com Ciência à deputada estadual Jô Farias, à juíza Deborah Cavalcante e à secretária estadual Sandra Monteiro, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O concurso de redação “Mulheres na Ciência: a importância do incentivo à equidade de gênero”, premiou a vencedora Maria Cibele Rocha Pereira com um laptop, enquanto a segunda colocada Lara Raiza Gomes Silva e terceira colocada Sarah Paulino dos Anjos receberam tablets.
“Quando você empodera uma mulher, uma menina, você empodera uma família e transforma uma sociedade. A gente precisa saber que cada uma de nós, mulheres, temos um papel muito importante de levantar todo dia e saber que a gente precisa lutar”, disse Jô Farias (PT), ao parabenizar as vencedoras do concurso de redação.
Para a juíza Deborah Cavalcante, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Caucaia, a educação contribui para a mulher alcançar locais de protagonismo. “Foram eleitas para o Congresso Nacional apenas 11 mulheres. Elas deixaram de lado as suas diferenças políticas e partidárias e conquistaram na Constituinte todos os direitos de mulheres que estão na Carta Constitucional. Então, nós precisamos sim pensar em mulheres em locais de tomada de decisão”, apontou a magistrada, ao lembrar episódios importantes de participação feminina, como na Constituinte de 1988.