Férias – MPF cobra fiscalização contra voos turísticos irregulares em Aquiraz

Hora de ficarf atento principalmente nesta temporada de férias. Foto: Arquivo

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Município de Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza) a adoção de medidas para coibir a exploração comercial irregular de voos panorâmicos em ultraleves e paramotores. Inquérito civil instaurado pelo MPF constatou que a prática desse tipo de voo na Praia do Porto das Dunas vem desrespeitando a regulamentação nacional de atividades aerodesportivas, gerando riscos à navegação aérea e às pessoas em solo.

De acordo com as investigações, a exploração comercial dos passeios vem acontecendo sem autorização, em região densamente povoada e incluída na zona de controle de tráfego aéreo da capital cearense, ou seja, numa área protegida para garantir a segurança de aviões que pousam e decolam do aeroporto de Fortaleza.

O que diz a legislação

As normas para a prática de atividades aerodesportivas constam em regulamentação expedida pela Anac. Pelas regras, é proibida a exploração comercial da atividade, especialmente com finalidade turística. No Porto das Dunas, as empresas vendem o passeio como se fosse instrução de voo, para driblar a proibição.

No documento encaminhado à Anac e ao Município de Aquiraz, o MPF recomenda que sejam realizadas fiscalizações ostensivas na praia, principalmente nos finais de semana e nos períodos de alta estação turística. A Prefeitura deve também fixar placas ao longo das vias rodoviárias próxima à orla e na faixa de praia, informando sobre as proibições relacionadas aos voos.

De acordo com o procurador da República Márcio Torres, autor da recomendação, as investigações sobre a exploração comercial irregular de voos de ultraleve e paramotores serão agora estendidas para a Praia do Futuro, localizada na capital cearense. (Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF do Ceará).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais