A estudante Cintia Santos de Oliveira defendeu, no último dia 4 de fevereiro, sua disertação de mestrado na sala do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), no campus Fátima, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi por meio de videoconferência. Durante todo o percurso da aluna no curso de mestrado e também em sua defesa, houve auxílio da equipe do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (NAAI).
O tema da dissertação foi a violência contra a mulher quanto a questão da Tradução Audiovisual para acessibilidade das pessoas surdas. Segundo sua orientadora, professora Malena Modesto Monteiro, Cintia desenvolveu “a pesquisa de forma brilhante, dando ao trabalho um olhar realista sobre o tema. Quero ressaltar o imenso prazer em ter tido Cíntia como orientanda e a felicidade em saber que ela irá evoluir muito mais como pesquisadora, contribuindo imensamente com as pesquisas na área da Tradução Audiovisual Acessível”, pontua.
O Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (NAAI) é um órgão vinculado ao gabinete da reitoria e presente em todos os campi da Universidade Estadual do Ceará.
O NAAI é um espaço institucional de planejamento, proposição, coordenação, articulando a execução de ações que tenham como finalidade a eliminação de barreiras impeditivas de acesso e de permanência das PcD e das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidade/superdotação e mobilidade reduzida, e promoção da sua inclusão à vida acadêmica e profissional no âmbito da Uece.
A missão do NAAI é promover a acessibilidade e a inclusão como direito universal a todos os indivíduos independentes de suas características físicas, sensoriais e intelectuais, bem como remover barreiras físicas, atitudinais e de comunicação no âmbito da Uece.
O núcleo tem ainda como visão tornar a Uece uma universidade de referência nos aspectos universais de acessibilidade e de inclusão, respeitando a diferença e a diversidade humana como o mais importante passo em direção à sociedade inclusiva. O NAAI tem como valores o respeito à diferença e à diversidade, a transparência, o trabalho em equipe, a proatividade, a igualdade de direitos e a responsabilidade ética.