Um estudante do curso de Medicina de Sobral, Edcley Teixeira, passou a ser investigado pela Polícia Federal por vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o momento, três questões foram anuladas por serem idênticas ou similares às provas realizadas nos dois últimos domingos.
O Blogdoeliomar apurou nas redes sociais de candidatos do Enem que o número de questões parecidas ou similares poderão chegar a 15.
O estudante teria em PDF cerca de 900 questões, quando algumas já teriam sido aplicadas anteriormente, mas não havia ganho notoriedade porque o número de compradores de suas aulas ainda era pequeno.
Edclay já teria se adiantado nas redes sociais, ao alegar que o Enem é um sistema previsível, inclusive com reclamação de autoria de algumas questões que o Exame Nacional teria copiado dele, não o contrário.
As investigações iniciais apontam que o estudante teria pego as questões na “testagem”, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o grau de dificuldade de questões e aplica algumas parecidas.