Categorias: Ciência

Aluno do IFCE do Ceará está entre vencedores do Prêmio Jovem Cientista

Com um projeto que propõe solução para monitoramento de consumo de água em cenário de escassez, intitulado “Water Flow”, o estudante Isac Diógenes Bezerra, do Campus Jaguaribe do IFCE, conquistou o segundo lugar nacional do Prêmio Jovem Cientista – categoria Ensino Superior.

Nesta edição, o Prêmio Jovem Cientista recebeu 919 inscrições em todo o país. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Roberto Marinho.

Isac Diogénes é aluno do quinto semestre do curso de Tecnologia em Rede de Computadores, e teve como orientador nessa pesquisa o professor Samuel Paiva.

A solenidade oficial de premiação ocorrerá em fevereiro de 2026, em Brasília.

Projeto

O sistema de monitoramento é formado por três componentes principais, como destaca o pesquisador de 22 anos: um sensor de fluxo de água integrado a um microcontrolador wi-fi que transmite os dados em tempo real; um processador dessas informações e um aplicativo móvel que permite o acesso ao consumo de água do local, seja residência ou qualquer outro formato de propriedade.

Isac Diógenes avalia que a premiação ao trabalho é um ponto de partida, já que ele enxerga muita margem para evolução. “Pretendo ampliar a pesquisa, já que o projeto ainda é um protótipo, uma prova de conceito, e ainda há bastante a evoluir, com testes práticos, em campo, após a validação em ambiente de laboratório”, comentou. “Quero acrescentar a questão do querer, da resiliência, pois, as adversidades não foram motivo para eu parar de me dedicar e de sonhar”, frisou.

Ele também observa que esse tipo de reconhecimento pode motivar estudantes do interior a seguir no mesmo caminho. “Acredito que esse trabalho pode funcionar como um incentivo a outros jovens do interior, que nem eu, a realizar pesquisas, dedicar tempo aos estudos, criar projetos”, destacou. “Podemos mostrar que não precisamos estar nos maiores centros universitários do Brasil para elaborar projetos dignos de grandes premiações”, acrescentou.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais