Os estudantes Lucas Gonzaga (do curso técnico em Informática), Rodrigo Torres e Anthony Davi Araújo (ambos da graduação em Engenharia da Computação), todos do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), viajarão nesta sexta-feira para a China. Vão representar o Instituto na etapa global da Huawei ICT Competition 2024/2025, de 20 a 24 de maio, na cidade chinesa de Shenzen. Eles foram recebidos na manhã desta quarta-feira pelo reitor do IFCE, Wally Menezes.
Depois de muita preparação e de boas atuações nas fases do Brasil e da América Latina, os estudantes agora esperam fazer bonito enfrentando as melhores equipes do mundo na trilha de Computing. O time do IFCE será uma das quatro equipes brasileiras no evento – todas oriundas de Institutos Federais.
Pela quarta vez
É a quarta vez que o IFCE chega à etapa global – três na trilha de Networking e agora com Computing. O Instituto também marcou presença em quatro etapas latino-americanas e, desde 2019, disputa a final nacional em todos os anos. Em 2022, o IFCE alcançou a segunda colocação no mundial.
Lucas, Rodrigo e Anthony são orientados pelo professor Renato Xavier, do departamento de Telemática do IFCE Fortaleza, que também irá à China.
Docentes
Além disso, o professor Moacyr Regys, que coordena a academia Huawei no IFCE, participará no mesmo período de um evento voltado para professores – a MVI Competition Teaching Representatives, que acontece durante a ICT Competition. Lá, ele vai mostrar todo o ecossistema de aprendizagem em tecnologia oferecido pelo trabalho conjunto entre IFCE e Huawei. A pró-reitora de Ensino do IFCE, Cristiane Borges, também fará parte do grupo que segue para a China.