Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Amadeu Arrais, ex-deputado estadual cassado pela ditadura, completa 100 anos

Arrais chega aos 100 anos de vida com vitalidade. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa vai homenagear, com a maior comenda do Poder Legislativo, o centenário e a história do ex-deputado Amadeu Arraes. Ele receberá a Medalha de Mérito Parlamentar 13 de Maio nesta terça-feira, às 16h30, no plenário da casa. A iniciativa é do deputado Marcos Sobreira.

Para Sobreira, é importante enaltecer a trajetória do ex-parlamentar que foi perseguido e cassado pela ditadura militar. “Fico extremamente feliz de poder prestar essa homenagem numa data tão marcante que é o centenário do deputado Amadeu Arrais. Ele que é um dos grandes nomes que representam a força, luta e vitalidade do nosso parlamento e que honra a história da Casa do Povo”, destaca.

Perfil do homenageado

Filho do distrito de Quixariú, no município de Campos Sales, Amadeu Arrais é ex-deputado estadual, foi preso político no regime militar de 1964 e completa 100 anos como um personagem importante da história política do Ceará e Brasil.

Amadeu foi chefe da Delegacia Regional do Trabalho, além de professor de Francês do Liceu do Ceará e, por quase 14 anos, foi Secretário do Instituto Pesos e Medidas.

Atuou como deputado estadual por duas legislaturas e, quando foi instalado o regime militar no país, teve seu mandato cassado sob a alegação de quebra de decoro parlamentar. Além de Amadeu, outros seis deputados foram cassados e presos no 23° Batalhão de Caçadores, onde passaram nove meses detidos.

DETALHE – Instituída pela resolução da Mesa Diretora de n°389, de dezembro de 1996, a medalha é concedida anualmente a cidadãos que já prestaram comprovados e relevantes serviços à sociedade cearense.

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

  1. Meu caro amigo Eliomar, o Amadeu Arraes também foi educador, tendo dirigido por décadas o Colégio Brasil, instituição que ele comprou em meados dos anos 1970 e manteve até início dos anos 2000.
    Eu tive o privilégio de trabalhar com ele, ao longo dos anos 1980, quando começava a construir a minha carreira como professor de Física.
    Uma pessoa ética e digna de todo o nosso respeito e admiração.
    Francílio Dourado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias