Ambientalista cearense completa 100 anos de idade

Maria Dolores é ambientalista aos 100 anos de idade

A professora e ambientalista cearense Maria Dolores de Andrade Feitosa completou no domingo (22) 100 anos de idade. Símbolo da resistência na defesa do meio ambiente, ela foi homenageada com a Medalha Chico Mendes, do Governo do Estado, por meio da Sema.

Maria Dolores nasceu no dia 22 de setembro de 1924, em Sobral, na Região Norte do Ceará, a 222 quilômetros de Fortaleza.

Em 1946, casou-se com o engenheiro agrônomo Joaquim de Castro Feitosa, o Feitosinha, igualmente símbolo em defesa do meio ambiente. O casal teve cinco filhos.

No município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, Maria Dolores e Joaquim Feitosa ergueram a Fundação Bernardo Feitosa, em 1992, responsável pelo Museu Regional dos Inhamuns.

Com o falecimento do marido, em 2003, ela é a presidente da fundação.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

  • D. Dolores, uma mulher a frente do seu tempo. Sempre envolvida com as causas sociais e com especial atenção no que se refere à ecologia. Uma inspiração para todos nós.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais