Para quem possui bicicleta sem uso ou que necessite de um pequeno reparo e deseja repassá-la para doação, um recado: A Prefeitura de Fortaleza iniciou nova etapa de arrecadação de bikes para transformá-las em oportunidade para empreendedores. A ação é executada pela Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU), que funciona na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Para fazer a doação, basta preencher o cadastro online (https://bit.ly/4fbDDlv) com informações sobre o modelo da bike, a quantidade e o endereço de origem. Uma equipe especializada vai organizar a coleta e realizará uma triagem para verificar a necessidade de reparos na ciclo antes de ser destinada ao uso.
Como parte da iniciativa, haverá ainda uma mobilização junto aos síndicos de condomínio para arrecadar bicicletas abandonadas pelos nas garagens, promovendo uma ação sustentável e colaborativa.
Formação
Todas as doações vão beneficiar pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, que recebem capacitação do curso Dando Grau.
A formação está em andamento na sede na AMC e prepara empreendedores que desejam utilizar a bicicleta como impulsionadora do próprio negócio. No fim do curso, os alunos recebem certificado e a bike.
Sobre a GRAU
Os projetos desenvolvidos na GRAU buscam colaborar com a promoção de um desenvolvimento mais sustentável da mobilidade urbana de Fortaleza ao incentivar a adoção da bicicleta como meio de transporte, além de impulsionar o empreendedorismo na cidade gerando oportunidades de geração de renda.
A GRAU é uma iniciativa da AMC e Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), com o patrocínio do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) e apoio técnico do Instituto Aromeiazero.