As imediações e a Praça Portugal, no bairro Aldeota, em Fortaleza, lotaram em ato, na tarde deste domingo (3), em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e em defesa da anistia às pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos de vandalismo do 8 de Janeiro.
O deputado federal André Fernandes, presidente estadual do PL, puxou o coro “Fora Lula, Fora (Alexandre de) Moraes!”; A manifestação, que também ocorreu em algumas outras capitais brasileiras, defendeu o impeachment e a prisão do ministro do STF.
Moraes é o relator do processo que apura o chamado “golpismo”, o qual determinou medidas cautelares ao ex-presidente da República, por exemplo, o uso de tornozeleira eletrônica e permanecer em casa nos fins de semana.
Preso em casa
Jair Bolsonaro acompanhou as manifestações de sua residência em Brasília, por meio de videoconferência.
Houve ainda manifestações em apoio a Donald Trump, presidente dos EUA, que taxou produtos brasileiros para exportação em 50%.
A ação política foi avaliada como uma chantagem pró-Bolsonaro e contra o STF.
Parlamentares
Em Fortaleza, participaram também do ato os deputados Alcides Fernandes (PL), Dra. Silvana (PL), Dayany Bittencourt (União) e Carmelo Neto (PL), além do senador Eduardo Girão (Novo).
O ex-deputado federal Capitão Wagner (União) e os vereadores Bella Carmelo (PL), Priscilla Costa (PL), Marcelo Mendes (PL), Inspetor Alberto (PL) e PP Cell (PDT) também marcaram presença.
Pulando fora
Em São Paulo, houve ato do gênero, mas o governador Tarcísio de Freitas não compareceu.
No Rio, não se registrou a presença de grandes lideranças bolsonaristas, o que foi alvo de críticas por parte do Pastor Silas Malafaia.