O deputado federal André Fernandes (PL) destinou R$ 8 milhões em emendas parlamentares ao município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e se fortaleceu no segundo maior colégio eleitoral do Ceará. A informação é do vereador Tancredo dos Santos (PL), em sessão realizada nesta semana.
Terceiro parlamentar mais votado em Caucaia, com mais de 10 mil votos (cerca de 5% dos seus quase 230 mil votos), nas eleições de 2022, André Fernandes busca alcançar a maior votação no município, diante do enfraquecimento político de suas atuais lideranças, a exemplo do prefeito Naumi Amorim (PSD), segundo colocado na última eleição, que sofre o desgaste do esvaziamento das políticas públicas, ao mesmo tempo em que promove o nepotismo e a criação de quase 70 cargos comissionados, com salários que chegam a R$ 15 mil.
O ex-vereador Vanderlan Alves (Republicanos), o mais votado a deputado federal em Caucaia, é outra liderança que perdeu espaço, diante da aposta na chapa de Waldemir Catanho (PT), quando figurou na condição de vice. Ele já anunciou apoio à candidatura à reeleição da deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil).
A deputada estadual Emília Pessoa (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, Tanilo Menezes (MDB), e o ex-vice-prefeito Deuzinho Filho (União Brasil), sendo esse último com menos de 2% das intenções de voto na condição de pré-candidato a prefeito e sem conseguir eleger o pai a vereador, são outras lideranças sem perspectivas de crescimento de votos, como candidatos ou apoiadores.
Vitor Valim
Em uma gangorra política com o prefeito Naumi Amorim, o ex-gestor Vitor Valim possui como melhor cabo eleitoral a atual gestão municipal, diante do esvaziamento das políticas públicas implementadas pelo então prefeito Valim. A começar pelo Bora de Graça, maior programa no país de gratuidade na passagem de ônibus, que já sofreu uma redução de 25% no atendimento à população, além do retorno iminente da cobrança da tarifa, quando catracas e leitores de vales-transporte já foram reimplantados nos ônibus.
Valim, no entanto, ainda não confirmou candidatura à Assembleia Legislativa ou Câmara Federal, tampouco nomes que possam vir a apoiar.
Pseudolideranças
Os ex-candidatos a prefeito Coronel Aginaldo (PL) e Waldemir Catanho não conseguiram se firmar como lideranças em Caucaia, após as disputas das eleições de 2024. Enquanto Aginaldo acabou envolvido com o caso da deputada federal e esposa Carla Zambelli (PL-SP), Catanho busca aparições pontuais no segundo maior colégio eleitoral, sem ganho político.
(Colaboração do jornalista Nicolau Araújo)