Categorias: Artigo

“André Fernandes… do amadurecimento político à ousadia de sempre”

Nicolau Araújo é jornalista

“O que poderia parecer uma pauta da esquerda brasileira, deixaria qualquer eleitor surpreso ao tomar conhecimento que dos 11 municípios com mais de 100 mil habitantes que praticam a gratuidade nos ônibus, somente dois tiveram seus prefeitos eleitos em 2020 por partidos de esquerda”, aponta o jornalista Nicolau Araújo. Confira:

Curto é o tempo do homem que aguarda os frutos da semente que plantou. Eterno é o homem que de seus frutos faz novas sementes…

Para quem acreditou que um jovem de 21 anos de idade teria tempo curto na vida parlamentar, ao sair do anonimato político para o deputado estadual mais votado no Ceará, em 2018, visualizou somente o tempo dos frutos.

Quatro anos depois, já com as sementes de seus frutos, André Fernandes foi o deputado federal mais votado do Estado. Mas, agora sem surpresa.

Pré-candidato este ano à Prefeitura de Fortaleza, pelo PL, Fernandes apresenta um amadurecimento político com a ousadia de sempre.

O jovem hoje de 26 anos discute com propriedade a mobilidade urbana de ruas e avenidas na quarta maior capital brasileira, projeta políticas públicas para a juventude e ação social, busca a valorização da cultura e do turismo, discute avanços na educação e melhoria no atendimento à saúde, além de propostas na geração de emprego e valorização do servidor público.

Aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro, André Fernandes mostra um amadurecimento muitas vezes não percebido em políticos de vários mandatos, quando se dispõe a discutir projetos que deram certo em muitas cidades brasileiras, independentes de corrente partidária.

Enquanto a gratuidade do transporte público ficou somente no discurso do atual prefeito Sarto, desde 2022, André Fernandes já possui levantamentos de custos e receita de uma gratuidade em Fortaleza, quando a cidade seria a primeira capital brasileira a adotar o benefício para a sua população.

O pré-candidato do PL sabe que 5% do orçamento seriam necessários para bancar a gratuidade, quando a receita viria grande parte da verba publicitária, priorizada pela atual gestão na busca de construir uma marca, mas não usada de forma abusiva em governos do PL.

O que poderia parecer uma pauta da esquerda brasileira, deixaria qualquer eleitor surpreso ao tomar conhecimento que dos 11 municípios com mais de 100 mil habitantes que praticam a gratuidade nos ônibus, somente dois tiveram seus prefeitos eleitos em 2020 por partidos de esquerda: Maricá/RJ, pelo PT, e Assis/SP, pelo PDT.

A lista das prefeituras com gratuidade nos ônibus é encabeçada por Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, com mais de 355 mil habitantes, segundo o último Censo. O município cearense também serviu de inspiração para as outras 10 cidades com mais de 100 mil habitantes, todas com seus projetos em prática, após a experiência em Caucaia, a partir de 2021.

Para quem acredita que André Fernandes não conversaria com o prefeito Vitor Valim, hoje no PSB, sobre benefícios à população no transporte público, ou vice-versa, saboreia seus frutos sem se importar com as sementes…

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de  Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de  Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais