Após quatro anos de funcionamento, a filial de Lojas Americanas em Santa Quitéria (Zona Norte) encerrou suas atividades na tarde da última quinta-feira. A loja chegou a funcionar normalmente pela manhã e a decisão da empresa pegou não só de surpresa os funcionários, mas, também, os clientes. Apenas um cartaz pregado na portão da loja comunicava a medida, informando que a mais próxima loja a atender a clientela seria em Sobral.
A unidade, que era em modelo express, num formato compacto, funcionava na rua João Pinto de Mesquita, no Centro, e tinha como fortes nas vendas chocolates, snacks, informática, livros e itens do dia-a-dia. Ela abriu as portas em 4 de setembro de 2020, durante a pandemia e empregava aproximadamente oito pessoas.
Pode-se considerar que este fechamento seja em decorrência do processo de recuperação judicial que a rede varejista atravessa desde janeiro de 2023, após um grande “rombo” financeiro e fraude contábil de R$ 25 bilhões. Inclusive, no momento que eclodiu a crise, a Americanas tinha débitos com o proprietário do prédio da loja de Santa Quitéria, constando na lista de credores.
A Voz de Santa Quitéria entrou em contato com a assessoria da Americanas, mas até o presente momento da publicação desta matéria, não obteve retorno.
*Com site Voz de Santa Quiteria.