Categorias: Economia

Após deflação em agosto, preços voltam a subir 0,48% em setembro

Projeções da economia para o futuro.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é, na prática, a inflação oficial do País. Houve uma alta de 0,48% em setembro último.

Esse índice representa uma alta de 0,59 ponto percentual (p.p.) em relação ao mês de agosto, quando os preços caíram 0,11%. Na ocasião, foi a primeira deflação oficial no país em um ano. Ainda assim, o aumento nos preços veio menor que o esperado pelo mercado, que apontava um IPCA de 0,55%.

Com o resultado divulgado hoje, a inflação acumula alta de 3,64% em 2025 e, nos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,17%. Em setembro de 2024, a variação havia sido de 0,44%. Ainda em setembro, o grupo de Habitação liderou a alta dos preços, com avanço de 2,97% e impacto de 0,45 ponto percentual no índice geral — uma reversão em relação a agosto, quando havia caído 0,90%.

(Com G1 e Bom Dia Brasil)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais