Categorias: Opinião

“Aposta Milei”

Fátima Vilanova é doutora em Sociologia. Foto: Arquivo Pessoal

Javier Milei venceu as eleições para presidente da Argentina em 19/11, por 55,69% dos votos, contra 44,30% de Sérgio Massa. Alguns fatores contribuíram para esta expressiva vitória: a instabilidade econômica, nos últimos dez anos de governos peronistas, que produziram inflação anual de 142,7%, juros de 133% ao ano, pobreza alcançando 40,1% da população, com 9,3% em situação de indigência.

Os argentinos votaram no que entendem ser o “menos pior”, rechaçando as forças políticas tradicionais do país, às quais atribuem a situação de desespero em que se encontram. Milei defende o fim do Estado onipresente e empobrecedor, mediante a privatização, abertura econômica e financeira, desregulamentação da economia, do câmbio, do setor exportador, dolarização da economia, fim do banco central, redução de ministérios.

A aposta dos argentinos em Milei é alta, é o “tudo ou nada”, sinalizando muita incerteza no horizonte, no âmbito interno e externo. Os desafios são imensos para a nova administração do país, no tocante à implementação das medidas propostas, e para a população, que sofrerá mudanças bruscas em suas vidas. O certo é que todos ficarão atentos ao que acontecerá na Argentina, para o bem ou para o mal, que poderá trazer importantes lições econômicas e políticas. A democracia da Argentina sai fortalecida, porque a maioria absoluta do eleitorado aprovou o receituário a ser adotado, e sua vontade foi respeitada, com a proclamação dos resultados.

A mensagem que a eleição de Milei na Argentina passa para o Brasil e o mundo é que retórica e ideologia já esgotaram a paciência do eleitorado, pois nada produzem, só postergam as soluções dos problemas, e as ações que precisam ser efetivadas. Que os argentinos continuem firmes em sua cobrança por resultados, que melhorem suas vidas, fiscalizem o novo governo, e tenham paciência em todo o processo, que não será fácil, mas com a participação de todos, poderão imprimir a correção de rumos. Parabéns aos argentinos pela coragem! Toda êxito ao novo governo!

Fátima Vilanova é doutora em Sociologia

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (2)

  • Lindo texto, Fafá!
    Sua forma de escrever e sua capacidade me encanta.
    Parabéns!

  • Brilhante artigo, Fátima! Desejo sabedoria ao novo governo . Muita luz, fé e coragem, aos nossos vizinhos de Fronteira.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais