Categorias: Religião

Arcebispo proíbe bebida alcoólica em eventos religiosos durante Jubileu da Esperança

Dom Gregório Paixão é o arcebispo de Fortaleza. Foto: Divulgação

O arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, assinou decreto proibindo o uso e comercialização de bebidas alcoólicas em festas, eventos e celebrações promovidas em seu território. A medida, adotada como gesto concreto do Jubileu da Esperança, tem como objetivo promover a vida, a harmonia e o bem-estar das famílias e comunidades, conforme deliberado na Assembleia do Clero realizada entre os dias 6 e 10 de janeiro deste ano.

A decisão é fundamentada na bula Spes non confundit ( A Esperança não decepciona ), do Papa Francisco, que ressalta: a esperança deve ser um sinal visível especialmente em tempos desafiadores. A medida também segue as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que afirma no documento 100: “A venda de bebida alcoólica contrasta com os programas de defesa da vida e combate à drogadição que a Igreja promove”.

O arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, destaca a importância da iniciativa para a renovação da fé e dos valores cristãos. “É urgente a conversão das comunidades paroquiais para evitar o contratestemunho de promoção do consumo de álcool em quermesses ou outras atividades recreativas da comunidade”, escreveu.

O documento orienta sacerdotes, religiosos, religiosos e leigos a garantir que os eventos arquidiocesanos sejam realizados sem a presença de bebidas alcoólicas. Em seu lugar, espera-se a promoção de “alternativas saudáveis e espiritualmente edificantes” para todos os participantes.

Com vigência imediata, a decisão é considerada um “sinal de unidade e compromisso com a fé” e reforça o propósito do Jubileu da Esperança de renovar o compromisso com Cristo e com a Igreja. “Que a graça do Senhor nos acompanhe neste Jubileu da Esperança”, conclui Dom Gregório.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais