Mais uma Unidade de Conservação estadual é reconhecida como Posto Avançado da Mata Atlântica brasileira. Agora é a Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Sítio Curió, popularmente conhecida como Floresta do Curió. A homologação desse reconhecimento ocorrue no 32ª Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA/Unesco, realizado nestemês, em Natal (RN), informa o site da SEMA.
Nesse evento, o secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do Ceará, Fernando Bezerra, fez a defesa da ARIE cearense como Posto Avançado, o que foi aprovado por unanimidade dos conselheiros.
A SEMA inclusive já recebeu o banner de Posto Avançado. Esta é a quarta Unidade de Conservação estadual a ser reconhecida como Posto Avançado.
Postos Avançados
Em maio de 2020, na 29ª Reunião do Bureau do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA) foram aprovados os outros três Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado do Ceará: a sede do Parque do Cocó, em Fortaleza, o Parque Botânico, em Caucaia, e o Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja, em Guaramiranga. Há ainda, no Estado, outro Posto Avançado: a Reserva Natural Serra da Pacavira, a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Maciço de Baturité.