“Batalhas midiáticas tendem a se intensificar nos meios de comunicação e principalmente nos ambientes virtuais”, aponta o jornalista Fábio Tajra. Confira:
As pré-campanhas para prefeitura de Fortaleza têm causado momentos hilários já que os marqueteiros parecem estar bem animados em promover “viralizações” em massa.
Mas será que colocar os postulantes ao cargo máximo do município em situações cômicas interfere no poder de decisão dos eleitores?
Fortaleza é uma cidade muito desenvolvida, fato incontestável, mas a capital segue com os velhos problemas comuns, característicos das grandes metrópoles, mas as políticas públicas proporcionam a amplitude máxima dos projetos de desenvolvimento.
Vale embarcar num momento mais reflexivo, minucioso e construtivo, ampliando possibilidades de construção de um ambiente público mais equilibrado em aspectos óbvios mas que parece distante dos primeiros movimentos pré eleitorais.
Os opositores tentam inviabilizar as ações da gestão, questionando a importância das mudanças realizadas pelo atual gestor e equipe, sem oportunizar uma ampla avaliação do que já foi entregue.
Já o gestor procura a todo custo apresentar de forma detalhada as obras estruturais e as ações sociais relacionadas nos últimos anos, promovendo inclusive o comparativo, ferramenta necessária para a avaliação no ato do processo de desenvolvimento municipal.
Essas batalhas midiáticas tendem a se intensificar nos meios de comunicação e principalmente nos ambientes virtuais.
O que realmente deve importar para nós eleitores é a viabilidade dos planos de governo de cada estrutura partidária. Daqui pra frente a sociedade deve aguçar o senso crítico, aprofundar o conhecimento do passado dos candidatos, avaliar a postura de cada um nos mais diversos temas que compõe a estrutura sócio/econômica de uma cidade tão significativa para o Brasil como Fortaleza.
Não se pode poupar avaliações, conotações e paciência para analisar a fundo as ideias para uma cidade mais justa e que possa atender as necessidades do cidadão.
Dancinhas, gírias, memes à parte, fiquemos atentos às necessidades reais da nossa capital e dos projetos que os postulantes defendem para melhorar o nosso município.
Fábio Tajra é jornalista e especialista em políticas públicas municipais