O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, dará coletiva , às 15h30 desta setunda-feruia. Ele vai apresentar dados atualizados sobre os casos de assaltos a coletivos em Fortaleza, a partir de uma análise dos últimos anos.
Com ele, vão estar João Luis Maciel, gerente de operações da entidade, e representantes da Secretaria da Segurança púbçlica e Defesa Socizal do Estado.
Queda dos assaltos
Ao longo de 2024, foram contabilizados 374 assaltos a ônibus, com redução progressiva mês a mês: de 71 ocorrências em janeiro para 19 em dezembro, uma queda de aproximadamente 73%.
Já nos meses de julho e agosto de 2025, foram registrados 11 assaltos, número 75% menor em comparação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 44 casos. A redução é resultado de um conjunto de ações das autoridades de segurança com a cooperação do Sindiônibus.
Monitoramento
O Sindiônibus mantém colaboração permanente com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), responsável pelo monitoramento em tempo real dos veículos do sistema. Além disso, todas as empresas associadas à entidade registram Boletins de Ocorrência e fornecem informações que contribuem para as investigações policiais.