Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assembleia aprova projeto que sugere a criação do Memorial Padre Ibiapina

Padre Ibiapina está sepultado na Paraíba. Foto: Reprodução/Paróquia de Arara-PB

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (06), o projeto de indicação 696/2023 que autoriza o governo estadual a criar o Memorial Padre Ibiapina, em Barbalha (região do Cariri). A iniciativa, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol), busca a instalação de um equipamento público cultural e educativo destinado à memória, valorização e compreensão da identidade das populações do Cariri.

O projeto de indicação foi enviado para que o poder público estadual possa, a partir da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), analisar a viabilidade do pedido e promover as medidas administrativas e operacionais necessárias. Neste caso, a sugestão é que o equipamento seja feito na antiga Cadeia Pública de Barbalha, localizada no Conjunto Nassau, às margens da CE-060, a poucos metros de onde será instalada a sede do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Regional do Cariri (URCA).

“O Padre Ibiapina realizou diversas benfeitorias na região do Cariri, como a construção das casas de caridade, de açudes e cemitérios. Além disso, ensinou técnicas agrícolas aos sertanejos e atuou na defesa de direitos dos trabalhadores rurais, sendo apoiador relevante à organização comunitária dos camponeses”, justifica Renato Roseno. “Suas ações e obras sociais foram especialmente necessárias à democratização do acesso à água potável e à saúde”, acrescenta.

A demanda surgiu a partir da própria coordenação do curso de Gestão de Turismo da Urca, que acredita que a instituição poderá participar da sua gestão, em parceria com a Secult, outros órgãos da Administração Pública e entidades da sociedade civil. A expectativa é que o equipamento possa servir na atuação de estagiários de graduação. “Um espaço cultural e, ao mesmo tempo, laboratorial para as ciências humanas, no contexto do semiárido nordestino, pode cumprir um papel socioeducativo a partir da extensão universitária à comunidade e seu entorno”, acredita o professor Josier Ferreira.

O prédio encontra-se completamente desativado e, por isso, o imóvel teria que ser transformado, recuperando sua função social a partir do resgate histórico. Contudo, trata-se de uma localização estratégica, já que está em rota turística do Cariri, a caminho de pontos importantes de visitação, como o Geossítio Riacho do Meio, o Balneário do Caldas e o Teleférico do Caldas.

Assim, além do projeto de indicação, o parlamentar enviou à Comissão de Cultura e Esportes o pedido de uma visita técnica ao prédio para que sejam avaliadas suas atuais condições. Isso ainda será discutido e votado pelos deputados e deputadas que compõe o órgão legislativo. “É inegável que se trata de um tema de interesse público”, finaliza Roseno.

Quem foi o Padre Ibiapina?

Nascido em Sobral, José Antônio Pereira, que depois adotaria “Maria Ibiapina” ao seu sobrenome, pisou na Região do Cariri, pela primeira vez, aos 13 anos, quando seu pai, Francisco Miguel Pereira, foi nomeado tabelião vitalício de Crato, em 1819. Temendo pelas agitações da Revolução Pernambucana sua família enviou o garoto, no ano seguinte, para Jardim, onde estudou latim. Em 1823, deixou o sul do Ceará e rumou ao Seminário de Olinda, em Pernambuco.

Ele só retornaria ao Cariri em 14 de outubro de 1864, na então vila de Missão Velha. A passagem se estendeu até fevereiro do ano seguinte, quando inaugurou a Casa de Caridade, um equipamento voltado para o acolhimento de crianças e adolescentes órfãos, sobretudo meninas. Foi a primeira das quatro que deixou na região. Ao todo, ergueu 22 casas, espalhadas por Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Chamado de “Peregrino da Caridade”, também foi responsável por orientar a construção de cemitérios, igrejas, barragens e açudes.

Com grande poder de mobilização, Padre Ibiapina conseguiu que as construções fossem feitas em pouco tempo, em virtude das pessoas e recursos que conseguia impulsionar. O açude no atual Sítio Gameleira, por exemplo, foi feito em uma semana. Em 19 dias, um mutirão reformou a Capela de Nossa Senhora das Dores, na Vila Goianinha, atual distrito de Jamacaru, em Missão Velha.

Do legado do seu trabalho no Cariri, o mais marcante é a Casa de Caridade de Crato, inaugurada em 1869, que é a única que se mantém de pé na região, já que os prédios de Missão Velha, Barbalha e Milagres foram demolidos. Hoje, há um processo de beatificação do Padre Ibiapina aberto pela Diocese de Guarabira, na Paraíba, já que ele faleceu no território do atual município de Solânea, no estado vizinho.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias
“Transporte público gratuito: para além de uma intenção, um compromisso com o caucaiense”

“Transporte público gratuito: para além de uma intenção, um compromisso com o caucaiense”

"O acesso de graça ao transporte público está na minha pauta prioritária", aponta o empresário e pré-candidato a prefeito de Caucaia, Naumi Amorim. Confira: Desde que me propus a tornar

Biografia de Chico Buarque será lançada no Cantinho do Frango

Biografia de Chico Buarque será lançada no Cantinho do Frango

Na próxima terça-feira, o Cantinho do Frango celebrará o aniversário de Chico Buarque com lançamento de livro e show. Às 19 horas, o jornalista, crítico musical e escritor carioca Tom

NE fecha primeiro trimestre em 1º do País no índice atividade econômica

NE fecha primeiro trimestre em 1º do País no índice atividade econômica

A economia nordestina, medida pelo índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen), avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano

Cagece suspende abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia na quinta-feira

Cagece suspende abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia na quinta-feira

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai suspender, nesta quinta-feira (13), a partir das 6 horas, o abastecimetno de água em Fortaleza e Caucaia (RMF). Isso, porque

Enchentes afetam saúde mental de moradores da capital gaúcha

Enchentes afetam saúde mental de moradores da capital gaúcha

A população de Porto Alegre com renda familiar inferior a R$ 1,5 mil sofre mais com ansiedade, depressão e síndrome de burnout do que as pessoas com renda familiar maior

“Amor romântico em crise?”

“Amor romântico em crise?”

Com o título "Amor romântico em crise?", eis artigo de Zenilce Bruno, psicóloga e sexóloga. Ela aborda o tema neste Dia dos Namorados. Confira: A consciência da diferença entre o