Categorias: Economia

Assembleia Legislativa celebra os 20 anos do São João de Maracanaú

Sessão das mais concorridas na Alece. Foto: Divulgação

Uma sessão solene comemorou os 20 anos do São João de Maracanaú. A homenagem, que ocorreu nessa quinta-feira, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, atendeu a requerimento do deputado Firmo Camurça, com subscrição dos deputados Sargento Reginauro e Heitor Férrer.

Durante o evento, foram homenageados o prefeito de Maracanaú e idealizador do festejo junino, Roberto Pessoa, a deputada federal e apoiadora do São João de Maracanaú, Fernanda Pessoa, entre outros profissionais que contribuíram na realização do “Maior São João do Planeta” ao longo de duas décadas.

Impactos financeiro e social

O São João de Maracanaú bateu recordes na edição deste 2025, que aconteceu de 6 a 29 de junho, no Parque de Eventos Narciso Pessoa de Araújo. O público total superou 2,7 milhões de espectadores, nova marca histórica, acima dos 2,5 milhões de pessoas de 2024. A movimentação financeira gerada na economia pelo evento alcançou cifra superior a R$ 100 milhões, refletindo o aquecimento das cadeias produtivas ligadas ao turismo, hotelaria, vestuário, alimentação, estética, e serviços diversos.

Além do impacto financeiro direto, o São João de Maracanaú também é um importante gerador de emprego e renda, contabilizando mais de 4.500 empregos diretos e indiretos. São oportunidades que abrangem desde a montagem da estrutura, segurança, alimentação, até a produção cultural, beneficiando também aproximadamente 1.500 empreendedores selecionados por meio de editais públicos para atuação como barraqueiros e ambulantes (e pessoal de apoio).

Economia criativa

Com cerca de 300 atrações culturais e 250 quadrilhas juninas, distribuídas em sete festivais, o São João de Maracanaú também fomentou a cultura da região, promovendo o envolvimento de artistas e grupos culturais do Ceará e de todo o Nordeste.

Essa diversidade cultural impulsiona não apenas o turismo cultural, mas também a economia criativa da região.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais